VIDE: APOLYTROSIS; TERAPIA ESPIRITUAL
NT — mais de 100 entradas para sozer — salvar, curar
Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo, E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo. Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo; Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam; Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança, E do juramento que jurou a Abraão nosso pai, De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida. E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados; (Lc 1:68-77)
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. (Jo 4:22)
PADRES DA IGREJA — em nosso site francês
Jean-Claude Larchet [LTMS]
O verbo salvar (sozo em grego), frequentemente utilizado no NT significa não apenas “libertar” ou “tirar de um perigo”, mas também “curar”, e a palavra “salvação” (em grego soteria) designa não apenas a libertação, mas também a cura. O próprio nome de Jesus significa “YHWH salva”, ou seja “cura“; o Cristo se apresenta como um médico em várias passagens do NT: Mt 8:16-17; Mt 9:12; Mc 2:17; Lc 4:18-23.
A saúde primordial do homem pode assim se assemelhar ao estado de perfeição ao qual o homem se destina por sua própria natureza. Ora, a perfeição para o ser humano, é ser deificado, e por sua natureza própria tornar-se deus pela graça. Deus com efeito criou o homem a Sua imagem e a Sua semelhança, e lhe deu desde a origem, inscrevendo em seu próprio ser mesmo, a possibilidade de se conformar inteiramente a Ele (“Eu afirmei: sois todos deuses”, Salmo 81).
Frithjof Schuon: O ESOTERISMO COMO PRINCÍPIO E COMO VIA