Amém [JTTL]

A primeira ideia a reter é a que indica a raiz semita da palavra, pois está subjacente em todas as particularizações seguintes do vocábulo. Esta significação original é aquela dos verbos portar, suportar, garantir uma estabilidade e uma segurança; daí derivam as noções de certeza religiosa e de fidelidade. O Amem é então rocha da fé, ou testemunho da fé. Por extensão a palavra vai designar o acordo dado ao povo de Israel às vontades do Eterno, tipifica a garantia de fidelidade aos mandamentos, a resposta às promessas da Aliança. Compreende-se que acompanha para as confortar as orações e as bendições da Torá como também as atestações que menciona. A um grau mais elevado, é sinônimo da Verdade e vê-se aqui sua assimilação ao nome do Eterno.O Amem é citado em diversas passagens da Escritura. Amém-Aleluia, casamento de duas palavras hebraicas prefigura a liturgia apocalítica, sendo consanguíneos espiritualmente enquanto um e outro simbolizam o Verbo ou o Messias Redentor.

Identificado à Verdade, o Amem se torna por sua “face divina” a vestimenta do Nome do Santo — bendito seja — como em Isaías 65,16: “De sorte que aquele que se bendisser na terra será bendito no Deus da verdade (Elohey-Amen); e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos.” (Is 65:16)

Encontramos o Amém citado em muitas passagens das Escrituras: Jeremias 11:5 e 28:6, I Reis 1:36, Deuteronômio 15:6, Neemias 5:13 e 8:6, etc. Em Gênesis 15:6, ela simboliza a fé inabalável de Abraão, mas também é usado como uma resposta doxológica nos Salmos 42:14, 72:19 e 89:12, ou se junta ao Aleluia em I Crônicas 16:36: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, para todo o sempre, e que o povo diga Amém-Alleluia”. Esse casamento das duas palavras hebraicas prefigura a liturgia apocalíptica que discutiremos mais tarde, e veremos que há uma espécie de consanguinidade espiritual entre elas, na medida em que ambas simbolizam o Verbo ou o Messias redentor.

O Amém vetero-testamentário também apoia uma afirmação, às vezes seguindo-a para reforçar sua veracidade e muitas vezes se repetindo duas vezes seguidas em precação (Números 5/22) e doxologia (Neemias 8/16). Por exemplo, quando o profeta Esdras abençoa o Senhor, o povo levanta as mãos, se curva e se prostra com a face para baixo, respondendo “Amém, Amém”.

Identificada com a Verdade, a “face divina” do Amém se torna a vestimenta do Nome do Santo — bendito seja Ele — como em Isaías 65/16: “Quem quiser receber uma bênção na terra a receberá por ‘Elohey-Amen’. Esse é o nome do Deus fiel que se lembra de sua aliança.

Além disso, não é esse aspecto supremo de Elohey-Amen que os piedosos cabalistas aguardam na forma messiânica quando, no ato de kawanna, procuram se unir agora àquele em quem todas as oposições e dualidades ou multiplicidades resultantes da queda são resolvidas?1.

 


  1. Cf. Les origines de la Kabbale, Gershom G. Scholem (Aubier-Montaigne, ed.), cap. a le Centre de Gerone, p. 479