HESYCHIA

PHILOKALIA-TERMOSHESYCHIA — HESÍQUIA, QUIETUDE

VIDE: nepsis; repouso; silêncio; mudez; paz; recolhimento; solidão

Evangelho de Jesus (E, quando ouviram falar-lhes em língua hebraica, maior =silêncio= (hesychia) guardaram). (Act 22:2)

A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com =sossego= (hesychia), comam o seu próprio pão. (2Tes 3:12)

A mulher aprenda em =silêncio= (hesychia), com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em =silêncio= (hesychia). (1Ti 2:11-12) (é preciso cuidado com a interpretação do termo "mulher", neste último versículo, para não se perder no sentido literal)

Quietude: hesychia, da qual derivam hesicasmo e hesicasta, que denotam a tradição espiritual representada pela Philokalia, assim como aquele que a segue. Refere-se a um estado de tranquilidade ou quietude mental, de concentração, que se intensifica com a prática da prece pura e da guarda do coração (kardia) — phylake kardias — ou da guarda do intelecto (nous) — philake nous -. Não é apenas um silêncio, mas uma atitude de escuta a Deus e abertura para Ele.

HESIQUÍA (hesychia): indica al mismo tiempo recogimiento, silencio, soledad exterior e interior, unión con Dios (anakrasis). Es un termino técnico en la historia de la espiritualidad monástica, que refiere el estado de quietud y de silencio de todo el ser del hombre, necesario para permanecer con Dios: es una concentración sobre lo único necesario (cf. Lc 10:42), buscada también mediante condiciones externas. De tanto en tanto, el término podrá referirse al solo aspecto interior y espiritual, o bien, a las condiciones externas que lo favorecen, o a ambas cosas.

Significa a tranquilidade, a calma, o repouso, a paz, a doçura, o silêncio, a solidão. Designa o retiro do criado. O hesicasta é aquele que vive em estado de hesychia. [[Versão Francesa da Philokalia]

Um estado de vida e o estado correspondente da alma: a reclusão e a solidão de um lado, e de outro o repouso, o silêncio dos pensamentos e dos movimentos, a quietude, a suspensão que torna a alma e particularmente a mente ("o olho da alma") e o coração ("a raiz dos poderes") disponíveis para uma contemplação tão ininterrupta quanto possível. Contemplação, dir-se-ia também justamente oração pois tudo é um. Explica-se que a hesíquia, como a oração do coração da qual é ao mesmo tempo clima e emanação, vieram abarcar toda a riqueza da mística e da ascese a partir do desinteresse, da apatia e da nudez da mente até esta inconsciência de si na oração que a oração pura celebrada por Evágrio e também o não-saber que assim forma a experiência suprema. (Jean Gouillard — Pequena Philokalia)

PÁGINAS: PADRES DA IGREJA — em nosso site francês Ysabel de Andia: Ysabel de Andia Hesychia Scrima: Scrima Hesicasmo Frithjof Schuon: Schuon hesychia