WIKIPEDIA:
nafs: Italiano, English
nephesh: Français, English


Jean Tourniac: A CONSTITUIÇÃO DO SER HUMANO NO JUDAÍSMO


Cabala

Gershom Scholem: A ALMA NO ZOHAR

Paul Nothomb: EXISTIR

Mario Satz
Entre os sufis, é imprescindível que o iniciado passe por sete fases de preparação até alcançar uma personalidade completa, isto é, a plena realização. Tais fases levam nomes específicos compostos pela palavra nafs (alma ou alento) seguida de adjetivos descritivos dos degraus a serem galgados até se chegar à purificação. Assim, nafs-i-ammara é o aspecto “depravado”, “dominante”; nafs-i-lawwama é o “acusador”; nafs-i-mulhama é o “inspirado”; nafs-i-mutmainm é o “sereno”; nafs-i-radiya é o “realizado”; nafs-i-mardiyyaé o que “realiza”; e, nafs-i-safiyya wa kamila, representa o “perfeito”. Desta forma buscam os sufis a ascensão da nafs de maqam em maqam (“lugares“, “aposentos”) até a compreensão do ruh (“espírito”).


Roberto Pla: Evangelho de Tomé – Logion 25; Evangelho de Tomé – Logion 87

Mas o que é este plasma (“nascido à imagem de Jesus o Vivente” do Apocalipse de Pedro)? Como se pode interpretá-lo ? A plasis do Gênesis (vide ANTROPOLOGIA DE SAN IRENEO)? Segundo se diz no Paraíso insuflou Deus esse sopro que em hebreu se chama “nefes” e que costuma explicar-se como um sopro de vida individual, animal, vinculado ao corpo, quer dizer, como o “sujeito” dos impulsos físicos, do desejo, das paixões, da sensação, e que só exerce sua vida, não isenta de irracionalidade, no corpo, e morre com ele. Este sopro, a nefes é, em certo modo, uma imagem desformada e interior da consciência media do homem não degenerado, pois esta consciência se inscreve em sua vida animal.
Quando no Gênesis diz: “Só deixareis de comer a carne com sua alma, quer dizer, com seu sangue, se identifica nefes com o sangue ao qual está aderida. A nefes, levada miticamente pelo sangue, é a alma enquanto paixão, desejo, etc …