Leloup Logion 1

Jean-Yves Leloup — Evangelho de Tomé — Logion 1

Alguns traduzem como “palavras apócrifas”, palavras ocultas ou secretas. Jesus vem nos revelar as Palavras do Secreto do homem e do Secreto de DeusDeus no homem e o homem em Deus, O Secreto do Ser e do Amor. Nos Evangelhos canônicos, Ele já nos convidava a “orar ao Pai que está lá, no secreto” e não exibir-se na nossa justiça à maneira dos fariseus e dos hipócritas. O Amor ou o Deus que habita nas profundezas do homem é um secreto e é a partir deste lugar escondido de nós-mesmos que podemos pensar, falar, agir em verdadeira liberdade.

Jesus, o Vivente, o Desperto, nos revela por suas palavras sua vida, seus atos, o secreto que todo homem pode atingir e manifestar. Ele encarna a Vida e o Amor em plenitude, assim merece ele o Nome de Vivente, de Revelador daquilo que o homem pode alcançar se se deixa ser e viver na Presença de Deus.

Dídimo Judas Tomé, o “gêmeo” (didymos em grego), o amigo íntimo, recolheu estas palavras. Ele as escreveu, trata-se do Apóstolo Tomé ou de um outro autor que se põe sob o patronato do apóstolo das Índias (Tomé teria morrido em Madras segundo a Tradição e seu túmulo aí é sempre venerado), o importante para nós, é remontar a partir destas escrituras à Palavra. Entender a voz do Vivente em nós e seu Secreto.

  • Logion 1
    • A hermenêutica ou a arte de interpretar uma palavra é mais que a exegese, que se limita frequentemente a re-situar uma palavra em seu contexto, a analisar a estrutura da mesma, mas que esquece de buscar o Sentido. É medir a espessura da casca e esquecer de saborear a amêndoa.
    • A hermenêutica tem sede de Sentido. Ela se prende apenas às cores da casca. Bebe na Fonte, contida nessas palavras. Se fazer hermeneuta das logia de Jesus, é se fazer apenas Um, nem que seja por um momento, com o Sentido. Este momento de unidade desperta em nós a Presença do Incriado, saboreia-se alguma coisa que está além “daquilo que nos compõe e que será decomposto”. Se está além da morte.
    • Há diferentes maneiras de interpretar um pedaço de música. O intérprete pode as vezes trair o compositor por falta de inspiração ou porque utiliza um mal instrumento. Na arte da hermenêutica, importa portanto vigilância sobre o espírito com o qual interpretamos a palavra… Está de acordo, “em ressonância” com o Vivente que busca traduzir? Trata-se igualmente de ter um bom instrumento, um coração e uma inteligência afinadas, capazes de perceber todos os harmônicos deste texto sutil.
    • O grande músico, é aquele que — depois de longas gamas musicais — esquece que ele interpreta. Ele se torna Um com a inspiração que animava o compositor, e a música se toca através dele.
    • Jesus se fez hermeneuta do Amor e da Vida, não apenas em palavras, mas verdadeiramente em atos. Ele fez exegese com sua carne e seu sangue, com seu sorriso e suas lágrimas, e aqueles que tinham olhos para ver, viram Nele o Vivente.

Evangelho de Tomé, Jean-Yves Leloup