Gouillard Oração do Coração

Jean Gouillard — PEQUENA FILOCÁLIA
Oração do Coração
O que diremos da oração do coração? Vamos tentar, em primeiro lugar, pôr em evidência a noção geral do que ela é.

A oração do coração é essencialmente essa interpretação contemplativa da “vida escondida em Cristo”; a mesma que passa por Orígenes e pelos Alexandrinos, Gregório de Nissa, Evágrio e os Padres do deserto, os Sinaítas (João Clímaco e seus sucessores), Simeão o Novo Teólogo e os grandes hesicastas do monte Atos dos séculos XIII e XIV, Nicéforo, Gregório o Sinaíta, etc. Simplificando e fazendo abstração das diferenças que separam, por exemplo, Evágrio do Novo Teólogo ou de Nicéforo, pode-se dizer que a oração do coração opõe à corrente ativa e cenobítica a corrente intelectualista e monástica, a Basílio, Pacômio e Teodoro Estudita, Evágrio e Antão.

Os teóricos da oração do coração concordam, ao preconizar um caminho mais curto e mais fácil de oração, de Hésychia, de volta ao reino interior, para empregar suas expressões familiares.

O método — eles insistem sobre o caráter científico — não se diz inédito. Nicéforo invoca toda uma tradição, se bem que mais concernente à vida de oração solitária, em geral. Compreende duas fases. Por comodidade suprimimos o conjunto de disposições que precedem e envolvem o uso do método: , humildade, desprendimento, lembrança da morte, obediência absoluta ao pai, etc.

*ORAÇÃO — RESPIRAÇÃO — INVOCAÇÃO
*ORAÇÃO SEGUNDO OS PADRES
*LEMBRANÇA DE DEUS
*ORAÇÃO PURA
*ORAÇÃO JACULATÓRIA