Apócrifos

APÓCRIFOS — , ,

VIDE: Livros Canônicos, Ágrafos, Protocanônicos e Deuterocanônicos


Excertos da introdução do livro “Fragmentos dos Evangelhos Apócrifos” do Pe. Lincoln Ramos

Ao lado dos livros canônicos, existem outras obras que versam sobre os mesmos assuntos de alguns escritos bíblicos, mas que não são tidos como inspirados e, portanto, não estão incluídos no cânon oficial.

São, em geral, contemporâneos dos escritos bíblicos, ou pouco posteriores, datando dos últimos séculos aC ou dos primeiros séculos da era cristã. Estes livros, paralelos aos canônicos e que a eles se assemelham pelos títulos e pelos autores a que são atribuídos, receberam o nome de “apócrifos”.

Apócrifo é palavra grega (apócryphos) que significa escondido, secreto, oculto. Foram assim chamados, porque não eram de uso público, isto é, não eram usados oficialmente na liturgia e no ensino.

Alguns são de origem judaica e relacionam-se com fatos ou escritos do Antigo Testamento. P. ex.: O Livro de Henoc, Os Salmos de Salomão. Não eram lidos nas sinagogas.

Outros, de caráter cristão, relacionam-se com o Novo Testamento. P. ex.: Evangelho de Pedro, Atos de Paulo. Não eram lidos nas igrejas.

Quase sempre aparecem sob nomes fictícios de autores inspirados.
Apócrifos e Pseudepígrafos
É também necessário lembrar que os autores protestantes não usam, para o Antigo Testamento (AT), a expressão apócrifos no mesmo sentido dos autores católicos.

Para eles os apócrifos são aqueles que denominamos deuterocanônicos. Aos apócrifos do AT dão o nome grego de pseudepígrafos, que significa etimologicamente: “que tem falso título”. Compõem-se do adjetivo pseudés = falso, e do substantivo epigraphé = título, inscrição, epígrafe.

A divergência entre o cânon católico e o cânon judaico e protestante para o Antigo Testamento provém do fato de os judeus e os protestantes aceitarem somente os livros cujo original hebraico se conservou, ao passo que a Igreja Católica, seguindo os apóstolos, aceitou livros cujos originais hebraicos ou aramaicos se perderam e dos quais se conservou a tradução grega. Um deles — O Livro da Sabedoria — foi escrito diretamente em grego.


*APÓCRIFOS DO ANTIGO TESTAMENTO
*APÓCRIFOS DO NOVO TESTAMENTO


Escritos na Internet:
Coletânea de Apócrifos (excelente)

Apocrypha