Retorno do espirito imundo (Mt XII, 43-45; Lc XI, 24-26)

LOGIA JESUS — O RETORNO DO ESPÍRITO IMUNDO (Mt XII, 43-45; Lc XI, 24-26)

EVANGELHO DE JESUS:

43 «Quando um sopro contaminado sai do homem, ele anda errante por lugares sem água para procurar descanso; e não o encontra. 44 Então ele diz: “Voltarei à minha casa de onde saí.” Ele volta e a encontra desocupada, varrida, enfeitada. 45 Então ele vai chamar outros sete sopros piores que ele, e passam a morar ali. E o fim deste homem é pior que seu começo. Igualmente o será para esta geração criminosa.» (Chouraqui; Mt 12:43-45)

24 Quando o sopro contaminado sai do homem, ele erra nos lugares sem água para procurar descanso. Ele não o encontra e diz: “Eu voltarei à minha casa, de onde saí.” 25 Ele volta e a encontra varrida e arrumada. 26 Então vai buscar outros sete sopros piores que ele. Eles entram para morar lá, e o fim desse homem é pior que seu começo.» (Chouraqui; Lc 11:24-26)

O dito guarda em seu simbolismo uma orientação para o lidar com os “sopros contaminados” (v. Pneumatologia), onde o simples expulsá-los pode trazer maiores transtornos. Lamentavelmente, a maioria dos comentários dos Padres da Igreja são de forte teor antissemita. Lançando um olhar condenatório para o outro, para fora, à semelhança do próprio “sopro contaminado”, mencionado no dito.


Citações dos Padres — nosso site francês

Tomas de Aquino: CATENA AUREA