Orações — Pai-Nosso
A oração que o Senhor nos ensinou, após indicar como se deve praticar uma oração:
Na tradução portuguesa de João Ferreira de Almeida (atualizada):
E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. (Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.) (Mt 6, 5-13)
Na tradução de André Chouraqui:
Quando orares, não sejais como os hipócritas; sim, eles amam orar nas sinagogas e nos cantos dos lugares, se aprontando, para se mostrar aos homens. Amém, eu vos digo: eles recebem seu salário.
Mas tu, quando orares, entra em tua célula, fecha tua porta e ora teu pai que está no secreto. E teu pai, o vendo do secreto, te atenderá. Quando orares, não palavrais como os gentios, que creem: “À força de palavras seremos entendidos!” Vós, portanto, não lhes assemelheis. Sim, vosso pai perscruta vossas necessidades antes antes mesmo que vós o soliciteis. Vós, portanto, orais assim: “Nosso pai dos céus, teu nome se consagre, teu reino venha, teu querer se faça, como aos céus sobra a terra também. Nos dê hoje nossa parte de pão. Perdoe-nos nossas dívidas, posto que nós a perdoamos a nosso devedores. Não nos faça adentrar na provação, mas livre-nos do criminoso”. (Mt 6, 5-13)
Comentários
*Orígenes
*Máximo o Confessor
*LA MEDITACION UNIVERSAL DEL PADRENUESTRO
*SANTIFICADO SEA TU NOMBRE
*Dom Marmion Pai Nosso
*Pão nosso