Macariana Orações

MACARIANA — Orações
Contribuição e tradução de Antonio Carneiro
Macário, O Egípcio († 390 )
Sob o nome de Macário (que significa bem-aventurado) ocorreram uma quantidade de escritos, de homilias ascéticas sobretudo, cartas e apoftegmas. As 5 primeiras homilias de “ Macário” o colocam junto com os nomes dos primeiros místicos da antiguidade cristã. Mas toda esta produção literária parece obra de monges que se protegeram com nomes de Padres ilustres. Daí o termo Macariana. Macário também chamado “ o Antigo” ou “ o Grande” , viveu durante 60 anos no deserto de Scété; adquiriu, entre os monges do Baixo Egito, uma excepcional celebridade, por sua sabedoria e sua palavra.

A “oração do entardecer “, que lhe é atribuída, está inserida no ofício da Nona, na Igreja Jacobita.

Oração do entardecer
Deus que veio ao final dos tempos para nos salvar, ao cair do dia, expulsaste Adão do paraíso e reabriste para ele.
Pela tua morte sobre a cruz, tenha piedade de mim, agora que o fim de minha vida se aproxima, que o entardecer me espera.
O tempo é demasiado curto para lavar todas minhas imundices.
Não posso pedir uma multidão de anos, para expiar a multidão de minhas faltas.
Poupa-me, Senhor, diante de teu redutível tribunal, tenha piedade de mim, oh Deus, nesses dias onde a misericórdia será medida.
Lança-me um olhar de paz e doçura, na hora quando julgarás com rigor.
Cura-me desde esta terra e estarei com saúde.
Releva-me em tua misericórdia e conduze-me à penitência, a fim de que possa te encontrar lá no alto, com o rosto descoberto.
Não deixe-me em poder de meus inimigos, Senhor, que não me torne presa daqueles, que estendendo as armadilhas à minh’ alma; que não fique privado de tua graça, nem despojado do dom do Espírito.
Lavarei, Senhor, a imundice de minhas vestes, para não ser lançado nas trevas exteriores, com aquele que não foi julgado digno do festim. Conserva, em minha lamparina, o azeite dos bons servidores, a fim de que não seja rejeitado como as virgens néscias.
Poupa-me, Senhor, esta palavra aterradora dirigida para àqueles que se colocaram à sua esquerda: Eu não vos conheço.
Pelo sangue da Cruz, que derramaste por nós, livra-me, vivifica-me, segundo tuas misericórdias, a fim de que guarde o testemunho de tua palavra, que viva para tua glória e que obtenha a alegria de teu reino durante os séculos dos séculos.
Amém.

Oração ao anjo da guarda
Santo Anjo, que vigias minha pobre alma e minha miserável vida, não me deixe sou pecador, e não me abandones por causa de minhas imundices.
Não deixe aproximar os espíritos maus, dirije-me exercendo teu poder sobre meu corpo perecível.
Toma minha mão ferida e impotente, conduze-me sobre o caminho da salvação.
Sim, Santo Anjo de Deus, que vigias minha alma e meu corpo, perdoa-me tudo o que pude te ofender durante minha vida e todas minhas faltas de hoje.
Protege-me na noite que se aproxima e guarda-me das armadilhas e dos ataques do Inimigo, para que não ofenda Deus por um pecado.
Intercede por mim, junto ao Senhor, a fim de que me estabilize em seu temor, e que faça de mim um servidor digno de sua santidade.
Amém.