Annick de Souzenelle: Resumo do livro “JOB SUR LE CHEMIN DE LA LUMIÉRE”
A terra de ‘Outs
Havia um homem na terra de ‘Outs,
seu nome: ‘Iyob (Jó).
E o homem, este aí, era perfeito, reto,
temeroso a Deus e se desviando do mal.” (Jó 1,1)
O relato é totalmente situado neste primeiro versículo; e isto graças às palavras chaves que são os nomes de ‘Outs e de ‘Iyob assim como quatro qualidades atribuídas a ‘Iyob.
A terra de ‘Outs concerne o país onde nasceu e onde viveu Jó. Mas a mensagem bíblica não se apoia na história de um homem ou de um povo senão para nos abrir à leitura da situação interior deste homem ou deste povo, até mesmo a nossa própria situação, posto que tal é o segredo de nossos livros sagrados!
Entendamos aqui uma informação muito mais sutil que aquela de um vulgar lugar de nascimento; o texto nos indica a que terra interior Jó pertence. Não é portanto em um sentido pejorativo que emprego a palavra “vulgar”, pois as coordenadas de nascimento de um ser são elas também bem misteriosas; e quando descobrimos que interior e exterior das coisas são os dois polos de uma mesma realidade, desvendamos que um lugar oculto deve ser dúvida unir as condições de chegada ao mundo de um ser e sua vocação profunda. Trata-se certamente de um grande tema cujas chaves ainda não nos foram dadas. Mas o livro de Jó nos permite de aproximá-lo. A terra interior significa o nível onde se situa o homem em relação à elevação da consciência que chamado a fazer; em relação à elevação da seiva da árvore que ele é.
Ora a palavra ‘Outs em hebreu é essencialmente construída sobre o nome da árvore ‘Ets que atravessa as letra waw. Esta letra waw está também presente no coração do Santo NOME yod-he-waw-he (YHWH).
Na terra de ‘Outs, Jó é apresentado desde o início do relato como estando em sua árvore, centrado nele mesmo, no eixo de seu devir, e no entanto em um estado de total inconsciência.
Vamos rapidamente compreender que a letra waw de valor 6, que o representa, não desempenha ainda para ele senão em termos de repetições.
Jó é justo, mas em uma situação de sexto dia que a lei profundamente esculpiu sem o liberar disto. O esterilizará definitivamente em sua pregnância redutora ou o encaminhará para o despertar? Ouvirá ele a voz do Esposo?