HYPOMONE — PERSEVERANÇA, PERSISTÊNCIA, CONSTÂNCIA
E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que ===perseverar=== (hypomenon) até ao fim será salvo. (Mt 10:22)
Mas aquele que ===perseverar=== (hypomenon) até ao fim será salvo. (Mt 24:13)
E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem ===perseverar=== (hypomenon) até ao fim, esse será salvo. (Mar 13:13)
E, regressando eles, terminados aqueles dias, ===ficou=== (hypomenon) o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe. (Luc 2:43)
Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança. (Luc 8:15)
Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas. (Luc 21:19)
!
Padres da Igreja — em nosso site francês
Frithjof Schuon: O ESOTERISMO COMO PRINCÍPIO E COMO VIA
Na fé, a resignação combina-se com o fervor; na virtude, a paciência combina-se com o fervor; na virtude, a paciência combina-se com a generosidade.
Na duração, o desprendimento dá margem à paciência, e a generosidade à fidelidade. A paciência e a fidelidade prolongam e aperfeiçoam de certa forma as virtudes que determinam no tempo, embora possamos dizer que a paciência prova a sinceridade do desapego e que a fidelidade prova a sinceridade da generosidade. Toda qualidade requer perseverança para ser completa.
Os dois pilares do caráter virtuoso são a humildade e a caridade. Poderíamos também dizer: a paciência e a generosidade, ou o desprendimento e a bondade. Segundo o testemunho de um santo, o diabo teria dito que ele pode tudo — exceto humilhar-se. Estando subentendido: tudo o que é exterior, pois o interior é justamente a humildade ou a sinceridade.