PHILOKALIA-TERMOS: GASTRIMARGIA — SPIRITU GASTRIMARGIAE — GULA
!
Citações dos Padres — nosso site francês
São João da Cruz: GULA
COMPÊNDIO DE TEOLOGIA ASCÉTICA — GULA
Jean-Yves Leloup:
Todas as formas de patologia oral.
Jean-Claude Larchet:
Uma busca pelo prazer de comer, ou o desejo de comer com vistas ao prazer (hedone) que proporciona, ou ainda, negativamente em relação à virtude (temperança=enkrateia) da qual constitui a negação, como a intemperança da boca e do ventre.
Assume duas formas principais: busca de sabores finos, delicados, sofisticados, e do (prazer do gosto); ou, busca pela quantidade (prazer da saciedade). Nos dois casos é a busca de um certo tipo de prazer corporal, o que a classifica entre as “paixões do corpo”.
Esta distinção de duas formas desta paixão é feita por Doroteo de Gaza: laimargia a primeira, gastrimargia a segunda (Instruções espirituais). Cassiano adiciona outra forma em suas Conferências (V, 11): o desejo de prolongar o momento da refeição.
É uma paixão do corpo, mas também da alma, segundo Evagrio e Maximo o Confessor, que denominam “pensar apaixonado”. O corpo, neste caso, é apenas um instrumento da alma.
Como afirma Gregório o Grande, o vício não está no alimento, mas na maneira de absorve-lo. Diria ainda mais, o vício não está no ato de comer, mas na intenção que aí preside, segundo Doroteo de Gaza. Segundo Maximo o Confessor: “as coisas que comemos foram criadas com uma dupla finalidade: nos alimentar e nos servir de remédio; comer por outros motivos é fazer um mau uso daquilo que Deus nos deu para nossa utilidade”.
Simbolismo
Jerônimo Bosch: SETE PECADOS CAPITAIS