KATHAROTES — PUREZA, LIMPEZA
Segundo o “DICIONÁRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO” de Coenen & Brown, a família de palavras de katharos abrange os âmbitos da pureza física, ritual e ética.
katharos = limpo, puro
kathairo = limpar, tornar limpo
ekkathairo = despejar para limpar
katharizo = limpar, purificar
katharotes = limpeza, pureza
1
2
3
4
Muitas entradas no NT, especialmente nos evangelhos sinóticos e nas epístolas, para a noção de pureza, limpeza: verbo katharizo e derivados, katharismos (purificando), katharos (puro) e katharotes (pureza).
CITAÇÕES DO EVANGELHO DE JESUS: Mt 8,2-3; Mt 10,8; Mt 11,5; Mt 23,25-26; Hb 9,13
A noção de pureza é substancialmente associada a de deificação. Em todas a tradições é uma noção chave do trabalho espiritual, sempre através de uma recuperação da pureza original da parte essencial do ser humano, pela purificação. Em geral se refere a uma purificação ritual a uma pureza iniciática, em contraste com hagneia, santidade ou castidade, que denota uma disposição, uma atitude, um estado.
PERENIALISTAS
Frithjof Schuon: O ESOTERISMO COMO PRINCÍPIO E COMO VIA
Quanto ao desapego, seu modelo divino é a Pureza, isto é, a qualidade divina de impenetrabilidade diamantina ou de inviolabilidade: nada do que é criado pode entrar em Deus, que, sendo Plenitude, de nada tem necessidade e nada pode desejar. À Pureza de Deus corresponde a submissão do homem, seja a resignação, seja o contentamento — qualidades que se opõem à curiosidade, à dissipação e à revolta —, ao passo que o desapego humano participa da Pureza divina.
Titus Burckhardt: ALQUIMIA
…la «obra menor» tiene por objeto restablecer la pureza y la receptividad originales del alma, el objeto de la «obra mayor» es la iluminación del alma por medio de la revelación en ella del espíritu.
Roberto Pla: Evangelho de Tomé – Logion 39
A simplicidade, a pureza, é sem dúvida a qualidade requerida para que a ação da peneira deixe limpamente na transparência do Ser, o grande limpo, só, sem agregados. O evangelista Mateus assinalou na sexta bem-aventurança: “Bem-aventurados os limpos de coração porque eles verão a Deus”.
CRISTOLOGIA
Tertuliano:
Como somos todos o templo de Deus pela consagração que o Espírito Santo fez vindo em nós, a pureza é como o porteiro e o guardião deste templo, de sorte que ela não deixa aí entrar nada de imundo nem de profano, com medo que o Senhor, que o habita, não abandone com indignação, em a vendo suja.