SITE EM PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO. VISITE PHILOSOPHIA.

EVANGELHO DE TOMÉ - LOGION 90-91

EVANGELHO DE TOMÉLogion 89<=LOGION 90 E 91=>Logion 92

Jesus disse: Vinde a mim, pois meu jugo é bom, e doce é meu domínio; e achareis o repouso para vós. (Roberto Pla)

Eles lhe disseram: Diga-nos quem és tu, para que nós creiamos em ti. Ele lhes disse: Reconheceis a face do céu e da terra, e aquele que está em vossa presença não o haveis conhecido, e seu tempo não o sabeis conhecer. (Roberto Pla) EVANGELHO DE JESUS:

  • Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve. (Mt 11,28-30; PRAOTES)
  • Então chegaram a ele os fariseus e os saduceus e, para o experimentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu. Mas ele respondeu, e disse-lhes: Ao cair da tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. E pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Ora, sabeis discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos? Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas. E, deixando-os, retirou-se. (Mt 16,1-4; SINAL DE JONAS)

    Hermenêutica

    Roberto Pla A VINDA DO FILHO DO HOMEM, que se celebra com o canto de esperança: "O senhor vem" (Marana-tha, em aramaico) e a chamada íntima do Filho do homem quando diz: "Vinde a mim", são uma mesma coisa, se se entende que no mundo do Espírito não contam o espaço limitado e o tempo finito. O Filho do homem não há de vir, porque já está no homem como sua essência, desde o princípio, e a consciência do homem não há de chegar a lugar algum porque seu único (telos) consiste em olhar bem para descobrir o-que-é no centro de si mesmo.

Tomar o jugo do Filho do homem, é ungir-se com ele em seu caminho sem caminhos que leva à ressurreição e à vida, e é também aceitar seu domínio, sua carga, que libera do cativeiro e se inscreve na bem-aventurança do repouso sem fim.

Assim se magnifica a alma quando recebe a visita do Senhor; quando se alegra com humildade da salvação que o anuncia.

A pergunta dos discípulos é, uma vez mais, a pergunta que interroga sobre o Ser. Diz-nos: “quem és tu?”. Quem é e onde está o Cristo “oculto” que dá a vida? Se está em nós, por que não vemos, ou ao menos o percebemos? Por que o ignoramos? Por que não cremos, se dizes que “pôs sua morada em/entre nós”?

Dissestes: “Se não credes que Eu Sou, morrereis em vossos pecados”. Que há de fazer para crer e assim não morrer, senão ter vida eterna?

A resposta de Jesus, segundo o relato dos evangelistas, foi esta: (O Ser) há que discerni-lo tal como “sabeis discernir o aspecto do céu e os sinais dos tempos”. Segundo o testemunho do logion, acrescenta: “(O Ser) está em vossa presença (no céu de vossa alma), e não o haveis conhecido. Tampouco sabeis conhecer os sinais dos tempos (de sua Vinda). (vide Sinal de Jonas).