EVANGELHO DE TOMÉ — Logion 22 => LOGION 23 <=Logion 24
Jesus disse: os escolherei um entre mil e dois entre dez mil e eles permanecerão sendo um só. Roberto Pla EVANGELHO DE JESUS: Mt 22,14, Bodas Reais; Jo 13,18
Roberto Pla O milhar e a miríade, ou bem mil e dez mil, são cifras que se empregam habitualmente na linguagem testamentária para expressar quantidades indefinidas de certa magnitude. Com a cifra mil se quer significar muitos no texto e com a cifra dez mil se indica muitíssimos.
O que Jesus disse na brevidade do logion é que são muito poucos os homens "desta geração" aos quais é dado transformar "o dois em um" até um ponto estável, permanente, de haver alcançado a unidade e manter-se nela. Estes são os homens “unificados”, feitos um só, que escolhe Jesus, porque eles, convertidos em Filho do homem, já estão no reino. Eles são os que creram na Palavra e a receberam. Como afirma João em seu evangelho: “A Palavra ... os deu poder de se fazer filhos de Deus” (Jo 1,12).
Além do mais, o logion afirma em suas poucas palavras que ainda que sejam dois os “unificados” escolhidos, eles seguirão sendo um só, posto que os dois “são perfeitamente um” (Jo 17,23). Estes escolhidos são os que fizeram “o que está acima como o que está abaixo e o que está dentro como o que está fora” (Logion 22).
Entre aqueles “dois” feitos “um”, não prevalecerá a diferença senão a unidade, afirmada na unicidade do Filho do homem, que é no que ambos se trocaram.