Clemente de Alexandria – Stromata

Tradução completa em inglês

Wikipedia: Português, Español, English

O título original dessa obra clementina não chegou até nós, porque a primeira página dos manuscritos e, portanto, o título completo desse escrito não foi encontrado. De acordo com Eusébio, o título completo deveria ser: “Stromata de notas gnósticas conforme la verdadera filosofía, de Tito Flavio Clemente”. O próprio Clemente usa esses termos para designar sua obra, e esse é o título adotado sucessivamente por todos os editores dessa obra do mestre alexandrino.

Qual é o significado do estranho título Stromata? Em primeiro lugar, deve-se observar que a palavra grega em questão não é stroma, que designa qualquer tipo de cobertura, tapeçaria ou tapete, mas a palavra Stromateus, que é a palavra que Clemente usa, no singular ou no plural, para designar os vários livros de sua grande obra. Essa última palavra pode ter vários significados: “vestimenta sutil”, “saco de dormir”, “véu”, e pode até significar um “peixe”; também aparece como sinônimo de stroma em autores anteriores e posteriores ao nosso Clemente, com o significado de “cobertura” ou “tapeçaria”. O fato é que os últimos autores geralmente se referem à obra do alexandrino com os dois termos de forma intercambiável, como é o caso, por exemplo, de São Jerônimo.

Esse título, que estava muito em voga na época e que permitia aos autores tratar das mais variadas questões sem ter que aderir a uma ordem ou plano rigoroso, serviu para Clemente abandonar os projetos literários anunciados no Pedagogus? De acordo com alguns críticos modernos, parece que sim, como vimos acima. Mas A. Méhat mostrou como até mesmo Miscelâneas também tinham objetivos específicos entre historiadores, gramáticos e filósofos, que eram os que usavam esse tipo de gênero literário, e conclui que os Stromata “pertencem a uma categoria composta principalmente de citações e especialmente orientada para a filosofia”.

A expressão hypomnematon (de memórias) também evoca um tipo de literatura relacionada às Miscelâneas e usada em escolas filosóficas. A palavra hypomnema é o resultado do que se quer lembrar. Mas o prefixo hypo- dá à palavra uma nuance mais discreta e uma orientação mais intelectual. Por outro lado, diz Méhat, a variedade e a difusão de escritos intitulados Hypomnemata indicam que eles são um gênero literário específico, e não simplesmente notas ou anotações de palestras. Assim, “os hypomnemata de Clemente são o que a palavra Stromata sugere, em vez de memórias, notas, com toda a imprecisão que essa palavra implica”.


PLANO DA OBRA: STROMATA I; STROMATA II; STROMATA III; STROMATA IV; STROMATA V; STROMATA VI; STROMATA VII; STROMATA VIII

DESTAQUES: GNOSIS; GNOSTIC; ALEGORIA ALEXANDRINA; PURIFICAÇÃO; GNÓSTICOS; ; GNOSE