AGRAPHA
Contribuição e tradução de Antonio Carneiro
III. “Agrapha” citados pelos Padres (n. 13-38).
13. Assim, disse, os que pretendem me ver e conseguir meu reino, hão de alcançar-me a força de tribulações e sofrimento. (Epist. Barnabé 7,11).
14. “Por isso disse também Nosso Senhor Jesus Cristo: Neste estado em que os surpreenda, nele os julgarei” . (Justino, Adv. Tryph.47).
15. Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, disse: “É necessário que venham os bens, e ditoso aquele por quem vem” . (Clemente de Alexandria, Strom. I, c.96).
16. Meu segredo para mim e para os filhos de minha casa. (Clemente de Alexandria, Strom. V, 10, 63, 7).
17. Pedi as coisas grandes e lhes darão por acréscimo as pequenas.(Clemente de Alexandria, Strom.I, 24, 158, 2).
18. Justamente, pois, a Escritura, em seu desejo de que nos façamos dialéticos desta categoria, nos exorta: “Sede banqueiros espertos, recusando o (mau) e retendo o bom” . (Clemente de Alexandria, Strom.I, 28, 177, 2).
19. E o Senhor disse: “Saí (livres), os que quiserem, de vossas ligaduras” .(Clemente de Alexandria, Strom.VI, 6, 44).
20. Disse, pois Jesus: “Fiz-me fraco pelos fracos e passei fome pelos famintos e sede pelos sedentos”.(Orígenes, In Mt. 13,2).
21. Por isso disse o Salvador: “Salva-te tu e tua alma” .(Clemente de Alexandria, Exerpta ex Theod. 2).
22. E outra vez disse o Senhor: “O que está casado não seja repudiado e o celibatário não se case. O que está determinado a viver em celibato segundo seu propósito, que permaneça celibatário” . (Clemente de Alexandria, Strom.III, 15, 97, 4).
23. E no Evangelho está escrito: “A sabedoria envia seus filhos” .(Orígenes, In Ier. 14,5).
24. Pelo qual disse o Salvador: “O que anda perto de mim anda perto do fogo; mas o que está longe de mim, longe está de (meu reino).” (Dídimo, In Ps. 88,8).
25. Por isso disse: “Eis-me aqui presente a mim, o que fala por meio dos profetas.” (Epifânio, Haeres. 66,42).
26. … a sentença evangélica que diz: “Passa a aparência deste mundo.” (Teod. Bals., Epist. de Rasaph).
27. Pois disse: “Vistes teu irmão? ( Dá-te conta de que) vistes à Deus” . (Clemente de Alexandria, Strom.I 19, 94,5; II, 15, 70, 5).
28. Falando de Maria, disse Marta, que havia lhe visto sorrir. Maria replicou: Não rí, pois (Jesus) anunciou em sua predicação que “o fraco seria salvo pelo forte” . (Ord. Ecl. dos Apóst. 26).
29. Portanto, lhes dizia o Senhor: “Por que vos admirais dos prodígios? Uma herança irei vos dar que não cabe no mundo inteiro” . (Macário Egip., Homilia 12, 17).
30. Assim mesmo, a respeito da caridade: “O amor, disse, cobre multidões de pecados” . (Clemente de Alexandria, Paedagogus III, 12, 91,3).
31. “Se alguém comunga o corpo do Senhor e usa de purificações, será maldito” , como disse o Senhor. (Norma canônica dos Santos Apóstolos n.3).
32. Porque disse a Escritura: “O homem que não é tentado, não é aprovado” . (Didascalia II,8).
33. Pois disse: “Muitos virão em meu nome vestidos por fora com peles de ovelha, mas por dentro são lobos rapaces” ; e: “Haverá cismas e heresias” . (Justino, Dialogus, 35).
34. Pois assim disse: “Compadecei-vos para que sejais compadecidos; perdoais para que sejais perdoado; conforme o vosso comportamento em relação aos demais, serão os deles em relação aos vossos; do mesmo modo que dais, se vos darão; como julgais, assim sereis julgados; na medida que sejais benignos, se usarão de benevolência com vós; a vara que medis, servirá de medida para vós-mesmos” . (I Clem. 13,2).
35. Foi dito também acerca disto: “Que transpire a esmola em tuas mãos até tanto que saibas a quem se a vais lhe dar” . (Didache 1,6).
36. Disse o Senhor: “Quando o madeiro se incline e volte a subir e quando dele destile sangue…” (Epist. Barnabé 12, 1).
37. Estando o Senhor falando a seus discípulos acerca do futuro reino dos santos e ponderando o glorioso e admirável que será, maravilhado Judas diante da descrição disse: “Quem, pois, poderá ver estas coisas?” E o Senhor replicou: “Será dado àqueles que se fizerem dignos disso” (Hipólito, Comm. in Dan. 4, 60).
Assim mesmo, os anciões que conheceram à João, o discípulo do Senhor, recordam haver ouvido referir-lhe sobre os ensinamentos e ditos de Jesus acerca daqueles tempos: “Dias virão em que brotarão as vinhas, tendo cada cepa dez mil sarmentos; e em cada sarmento haverá dez mil ramos, e em cada sarmento haverá dez mil brotos; e em cada broto , dez mil cachos; e em cada cacho, dez mil bagas de uva; e cada baga de uva, ao ser exprimido, dará vinte e cinco metretas (=100 lit.) de vinho. E quando algum dos santos for a tomar um cacho, outro lhe dirá: Eu sou melhor; toma-me a mim e por meio de mim bendiga ao Senhor. Da mesma maneira, cada fava de trigo há de produzir dez mil espigas, e cada espiga há de ter dez mil favas, e cada fava há de dar cinco libras duplas de flor pura de farinha. E todos os demais frutos, erva(s) e sementes proliferarão segundo esta proporção. Todos os animais que se alimentem destes alimentos provenientes da terra serão pacíficos entre si, viverão amigavelmente e estarão submetidos ao homem com toda submissão” . Destas coisas dá também testemunho por escrito Papias, homem antigo, discípulo de João e companheiro de Policarpo, no quarto dentre seus livros; pois cinco os escreveu. E acrescentou estas palavras: “Mas isto é digno de crédito, unicamente para os crentes. E ao não crer, disse, Judas o traidor e perguntar de que maneira realizaria o Senhor tais proliferações” , refere o que disse o Senhor: “Vê-las-ão aqueles que sejam capazes de chegar até lá” . (Irineu de Lião, Adv. haeres. V, 33, 3s.).
38. “Sede fortes na batalha e lutais com a serpente antiga, e alcançareis o reino eterno.” , disse o Senhor (Old English Homilies, ed. R. Morris (Londres, 1868) , serie I, p. 151).