VIDE: PARÁBOLAS; PARÁBOLAS EVANGÉLICAS
Os ditos de Jesus recolhidos nos Evangelhos canônicos teriam a princípio fontes diversas. Primeiramente o Evangelho de Marcos, considerado o mais antigo dentre os canônicos (por volta dos anos 60 AD). Segundo a coleção de ditos chamada “Quelle” (Fonte), que teria servido à redação do Evangelho de Mateus e posteriormente do Evangelho de Lucas. Cada um destes últimos, têm no entanto ditos e relatos próprios, o que levou os estudiosos a considerar, uma fonte “M” para Mateus e uma fonte “L” para Lucas. Quanto ao Evangelho de João, último redigido entre os canônicos (perto do ano 100 AD), se teria outra fonte própria.
Nos Evangelhos pertencentes à Biblioteca de Nag Hammadi, especialmente o Evangelho de Tomé, redigido por volta dos anos 130 AD, se disputa ainda a fonte de seus ditos.
Na tentativa de se reunir os “ditos” de Jesus, formou-se ao longo dos anos uma coleção denominada “Agrapha“, que apresentamos em seguida à seleção de ditos retirados dos Evangelhos canônicos, e que não pertencem aos relatos das parábolas e nem dos milagres.
Tabela de conteúdo: