KRASIS — MISTURA

FILOSOFIA ANTIGA: KRASIS


PHILOKALIA
Versão inglesa
Primordialmente a bem-equilibrada combinação de elementos, humores ou qualidades nos corpos animais, mas as vezes estendida no sentido de toda a estrutura corpo-alma do homem. Neste sentido é o oposto de um estado de desequilíbrio psíquico ou físico.


GNOSTICISMO
Jean-Yves Leloup: EVANGELHO DE MARIA
Esta paz, as páginas precedentes nos revelavam que era a princípio eukrasia, harmonia, e mais precisamente equilíbrio de onde o “sejais bem regrados” (soope etetnetnhet) que convida os discípulos a ser eukratoi, pessoas equilibradas cujo corpo, a psyche e o nous (corpo — alma — espírito) estejam pacificados.

Esta experiência da krasis é assinalada na medicina hipocrática. Ela explica todo sofrimento corporal ou psíquico como uma falta de harmonia (anarmostein) na união dos diferentes componentes do ser humano. Mas a paz que propõe o Mestre é mais que este estado de equilíbrio e harmonia, ou ainda de inteireza (shalom, a paz, em hebreu, é o estado do ser inteiro — dizer “shalom” a alguém, lhe desejar a paz, é lhe desejar morar em sua inteireza, em sua integridade).