Johannes Tauler — Conferências Espirituais
O mundo, a carne e o diabo
Excerto de “Spiritual Conferences — Sermon I”
Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do SENHOR apareceu num sonho a José no Egito, Dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino. (Mt 2:19-20)
José fugira para o Egito com a Criança e Sua mãe, e agora o anjo o dizia num sonho que Herodes morrera; mas José ainda estava muito temeroso que a Criança poderia ser morta, porque ouvira dizer que o filho de Herodes, Arquelau, estava agora no trono. Herodes, que queria caçar a Criança e matá-La, significa o o mundo, que certamente mataria a Criança, e devemos fugir dele se queremos salvar a Criança. Mas mesmo quando fugimos do mundo exterior e nos retiramos em nossas celas e claustros, ainda temos Arquelau com que confrontar, reinando no lugar de Herodes. Ainda há todo um mundo dentro de nós o qual nunca será superado sem um esforço constante e cuidado e a ajuda de Deus. Tens dentro de ti muitos inimigos (echthros) fortes e cruéis a superar; e vencê-los é a obra (praxis) de um vida inteira.
O primeiro destes inimigos é a mundanidade, que o ataca com o orgulho espiritual (hyperephania). Queres ser visto e notado e respeitado; queres parecer bem em teu hábito e teu comportamento; queres impressionar as pessoas com tua conversa elegante e maneiras, teus amigos, tua família, tua riqueza, tua classe e tudo o mais.
O segundo inimigo é tua própria carne (sarx), que te ataca com a impureza de alma (psyche) assim como de corpo (soma); pois o homem é culpado desta espécie de pecado (hamartia) sempre que busca de alguma maneira encontrar seu deleite em coisas externas. Há necessidade de uma vigilância constante (nepsis) contra o pecado desta espécie. Ele pode atacar um homem de várias maneiras, tanto através da susceptibilidade de seus próprios sentidos e através da sedução de coisas atrativas aos sentidos (aisthesis); e de fato através do amor enfatuado pelas criaturas de qualquer espécie, que um homem pode prezar em seu coração e indulgenciar dia e noite. Pois assim como tua natureza corporal pode conduzir teu corpo a impureza, também podes ser levado à pureza pela pureza interior de teu espírito (nous); e assim como teu espírito é mais nobre do que a carne, também é mais sujeito à corrupção.
Teu terceiro inimigo é o próprio diabo (diabolos). Ele te ataca com tentações (peirasmos) para malevolência, maus pensamentos (logismos), suspicácia, juízos precipitados, ódio (orge) e rancor.
José estava constantemente em guarda contra quem ainda quisesse matar a Criança. Do mesmo modo, mesmo quando tenhas superado todos estes inimigos que descrevi, deves saber que ainda existem milhares de amarrações que deve ser rompidas. ninguém pode te dizer quais são; só tu podes dizer, observando a ti mesmo e dentro de teu coração. O nome “José” significa um crescimento constante na vida divina e um progresso zeloso nas cosias espirituais, que de fato são a melhor proteção para a Criança e Sua mãe.