Serafim de Sarov Conversa com Motovilov

Serafim de Sarov — Conversa com Motovilov

Excertos do livro “Instruções Espeiriuais — Diálogos como Motovilov”, trad. de Helena Livramento
CONVERSA COM MOTOVILOV

Era uma quinta-feira. O céu estava cinza. A terra estava coberta de neve e espessos flocos continuavam a turbilhonar, quando o padre Serafim começou a nossa conversa na clareira perto de sua “Pequena ermida”, frente ao rio Sarovka que deslizava ao pé da colina.

Fez-me sentar no tronco de uma árvore que acabava de derrubar e ele se acocorou em minha frente.

– O Senhor me revelou, disse o grande staretz, que desde a vossa infância desejáveis saber qual a finalidade da vida cristã e que tínheis muitas vezes interrogado a esse respeito mesmo a altas personagens na hierarquia da Igreja.

Devo dizer que desde a idade de doze anos essa ideia me perseguia e que, efetivamente, havia proposto a questão a várias personalidades eclesiásticas, sem nunca receber resposta satisfatória. O staretz ignorava-o.

– Mas ninguém, continuou o padre Serafim, vos disse nada de preciso; vos aconselhavam a ir à igreja, a rezar, a viver segundo os mandamentos de Deus, a fazer o bem — tal, diziam, era o objetivo da vida cristã. Alguns até desaprovavam a vossa curiosidade, julgando-a descabida e ímpia. Mas estavam errados. Quanto a mim, miserável Serafim, vos explicarei, agora, em que consiste realmente esse objetivo.

  • A VERDADEIRA META DA VIDA CRISTÃ