LOGIA JESUS — O REINO DIVIDIDO (Mt XII, 25-30; Mc III, 23-27; Lc XI, 17-20)
Mt 22,22-23: 24 Os Peroushíms ouvem a notícia. E dizem: «Este só expulsa os demônios por Ba‘al-Zeboul, o chefe dos demônios.» 25 Mas Iéshoua conhece suas intrigas. Ele lhes diz: «Todo reino dividido contra si próprio se destrói. Toda cidade ou casa dividida contra ela mesma não subsiste. 26 Se Satân expulsa Satân, ele se divide contra si próprio. Como então seu reino poderá subsistir? 27 Se eu expulso os demônios por Ba‘al Zeboul, por quem então os expulsam vossos filhos? Eles serão, portanto, vossos juízes. 28 Mas se eu expulso os demônios pelo sopro de Elohíms, então o reino de Elohíms terá chegado sobre vós.(Chouraqui; Mt 12:25-30)
16 Outros, para pô-lo à prova, procuram dele um sinal do céu. 17 Mas ele sabe seus pensamentos e lhes diz: «Todo reino dividido contra si mesmo é devastado, e, casa sobre casa, desmorona. 18 Assim com Satân: se está dividido contra si mesmo, como seu reino subsiste? Porque dizeis que é por Ba‘al Zeboul que expulso os demônios. 19 Mas se expulso os demônios por Ba‘al Zeboul, vossos filhos, por quem eles expulsam? Eles serão então vossos juízes. 20 Mas se for pelo dedo de Elohíms que expulso os demônios, então o reino de Elohíms veio até vós. (Chouraqui; Lc 11:17-20)
O que significa a questão posta por Jesus aos fariseus: “Mas se expulso os demônios por Ba‘al Zeboul, vossos filhos, por quem eles expulsam?” Os filhos dos fariseus expulsam demônios?
Roberto Pla: Evangelho de Tomé: Logion 35; Logion 48; Logion 113
Com relação a isso de levantar-se “reino contra reino”, é muito fácil de explicar porque aqui os evangelistas não usaram mais a “figura” que empregaram em todo o evangelho. Em verdade, não há mais que dois reinos, o de Deus chamado por Mateus “dos céus”, e o de Satanás, o Adversário, consignado como reino naquela perícope da calúnia dos escribas, à qual Jesus respondeu “em parábola”: Como pode Satanás expulsar a Satanás? Se um reino está dividido contra si mesmo, esse reino não pode subsistir.”