GNOSTICISMO – BIBLIOTECA DE NAG HAMMADI – A PRECE DO APÓSTOLO PAULO
Versão em inglês de Dieter Mueller [JRNH]
Esta prece ocupa a primeira página do Códice I, chamado Códice Jung. A prece parece ter sido aditada à coleção de tratados no códice após a cópia do Tratado Tripartite. A língua grega no título indica sua origem grega. Afinidades gnósticas claras, como referência a um “Deus psíquico”, apontam para conexões valentinianas, provavelmente do século III.
(faltam duas linhas) (vossa) luz, dê-me vossa (misericórdia! Meu) Redentor, redima-me, pois (eu sou) vosso; aquele que de vós veio. Vós sois (minha) mente: eleve-me! Vós sois minha casa do tesouro; abra-vos para mim! Vós (sois) minha completude; leve-me a vós! Vós sois (meu) repouso; dê-me (a) coisa perfeita que não pode ser apreendida!
Eu vos invoco, aquele que é e que pré-existiu no nome (que é) exaltado acima de todo nome, através de Jesus Cristo, (o Senhor) dos Senhores, o Rei dos eones; dê-me vossos dons, dos quais não vos arrependeis, através do Filho do Homem, e Espírito, o Paracleto de (verdade). Dê-me autoridade (quando eu) vos peço; dê cura para meu corpo quando vos peço através do Evangelista, (e) redima minha eterna alma de luz e meu espírito. E o Primogênito do Pleroma de graça — revele-o para minha mente!
Doe o que nenhum olho de anjo tenha (visto) e nenhum ouvido de arconte (tenha) entendido e o que não tenha entrado no coração humano que veio para ser angélico e (modelado) segundo a imagem do Deus psíquico quando foi formado no princípio, desde que eu tenha fé e esperança. E disponha em mim seu bem-amado, eleito, e abençoada grandeza, o Primogênito, o Primeiro-criado, e o mistério (maravilhosos) de nossa morada; (pois) vosso é o poder (e) a glória e o louvor e a grandeza para sempre e sempre. (Amém).
Prece de Paulo (o) Apóstolo.
Em Paz.
Cristo é santo.