NÃO QUERER

Não querer, não saber, não ter Excertos do livro "Voici maître Eckhart"

Hadewijch — Carta 28 Aquele que permaneceu em Deus tanto tempo, que compreendeu a maravilha que Deus é em sua Deidade parece frequentemente, aos olhos mesmo dos homens de Deus que não têm este conhecimento, sem Deus por excesso de Deus, instável por excesso de constância e ignorante por excesso de saber.

Marguerite Porete — Espelho Esta Alma não sabe senão uma coisa, é que ela nada sabe; e ela não quer senão uma coisa, é que nada quer. (cap. 42)

Pois a Alma a quem se dá este Longe-perto tem tão grande conhecimento de Deus e de si e de todas as coisas, que vê em Deus mesmo, por divino conhecimento, e que a luz deste conhecimento lhe oferece o conhecimento dela mesmo e de Deus e de todas coisas. (cap. 61)

Ora, esta Alma tem seu justo nome de nada no qual ela habita. E posto que ela nada é, ela não se ocupa com nada, nem dela mesma, nem de seu próximo, nem mesmo de Deus. Pois ela é tão pequena que não ela não se pode encontrar. E toda coisa criada lhe é tão afastada, que não ela não pode sentir. E Deus é tão grande que ela dele nada pode compreender. E em razão de seu nada, caiu na certeza de nada saber e de nada querer. E este nada de qual falamos lhe dá o todo, e pessoa não pode possuí-lo de outra maneira. (cap. 81)