psychanodia

PSYCHANODIA — ASCENSÃO DA ALMA

VIDE: PSYCHE; ASCENSÃO

É preciso se buscar um entendimento mais interior e, portanto, menos literal do que seja a ascensão da alma. Pra começar é necessário o reconhecimento que, por nossa constituição pneumática, psíquica e somática, estamos estabelecidos aqui e agora, em diferentes mundos; isto certamente pode ser um preâmbulo para esta compreensão mais profunda da ascensão. Outro aspecto importante desta ascensão é a consideração da mensagem de várias escolas tradicionais de que no processo de nascimento corporal neste mundo terrestre, o divino se apropria de partes na sua “encarnação”, recebendo “envelopes” ou “corpos” em sua descida através do eões. Mais um aspecto a considerar é no caminho de retorno deste divino, tanto o despir-se destes corpos ou envelopes como o papel do chamado “veículo da alma” (vide VEÍCULO DA ALMA).


Frithjof Schuon: PÉROLAS DE UM PEREGRINO
O fundamento da ascensão espiritual é que Deus é puro Espírito (Logos) e que o homem assemelha-se a Ele pela inteligência (nous); o homem vai até Deus mediante aquilo que, nele, é mais conforme a Deus, a saber, o intelecto (nous), que é por sua vez penetração e contemplação (theoria) e cujo conteúdo (sobrenaturalmente natural) é o Absoluto, que ilumina (phos) e libera.

O ESOTERISMO COMO PRINCÍPIO E COMO VIA
E justo dizer que ninguém escapa ao seu destino; mas é bom acrescentar uma reserva condicional, ou seja, a fatalidade comporta graus porque nossa natureza os comporta. Nosso destino é função da camada pessoal — superior ou inferior —, perante a qual nos detemos ou na qual nos fechamos; pois somos o que queremos ser e sofremos o que somos. Concretamente, isto significa que o destino pode mudar, senão de estilo, pelo menos de modo ou de intensidade, dependendo da mudança de plano que a ascensão espiritual efetua em nós.


MITOLOGIA
Ioan Couliano: PSYCHANODIA


Teofano o Recluso
Recordad la sabia enseñanza de San Juan Clímaco. Comparad la manera en que debemos elevarnos hacia Dios a una escala de cuatro escalones. Algunos, dice, domeñan sus pasiones; otros cantan, es decir, oran con sus labios; los terceros practican la oración interior; finalmente, los últimos tienen visiones. Aquéllos que quieren subir esta escala no pueden comenzar por la cumbre, sino que deben partir de abajo. Deben poner el pie sobre el primer escalón, luego sobre el segundo, luego sobre el tercero y, finalmente, sobre el cuarto. Todo el mundo puede subir al cielo por esta escala. Debéis comenzar por domeñar y reducir vuestras pasiones; luego debéis practicar la salmodia — dicho de otro modo, debéis adquirir el hábito de la oración vocal —; luego debéis practicar la oración interior y, finalmente, podréis alcanzar el escalón a partir del cual es posible llegar a las visiones. El primer escalón es el de los novicios, el segundo, el de los progresantes; el tercero el de los que han progresado hasta el fin; y el cuarto está reservado a aquéllos que han llegado a la perfección.


Miguel Asin Palacios: ESCATOLOGIA MUÇULMANA NA DIVINA COMÉDIA