Toufy Fahd: Génies, anges et démons; tradução de Antonio Carneiro [LGAD]
O sopro emitido por ar-Ruh está insuflado nos corpos por Isrâfîl, encarregado igualmente da transmissão das ordens divinas. Em um hadith escatológico, é chamado «o Mestre da Trombeta»; pois, será ele quem anunciará o fim do mundo.
‘Â’isha teria perguntado à Ka’b al-Ahbâr «entendi o Enviado de Deus dizer: «Oh Deus de Gabriel, Miguel e Isrâfîl» ; Gabriel e Miguel, eu os conhecia pelo Corão; fale-me de Isrâfîl.» Ka’b lhe disse : «É um anjo de uma enorme importância; tem quatro asas onde uma aponta para o Oriente, outra para o Ocidente, a terceira lhe serve de vestido, cobrindo-lhe do céu até a terra, e a quarta lhe serve de véu, lhe separando da Majestade de Deus. Seus pés repousam sob a sétima terra e sua cabeça toca o nível dos pilares do Trono. Entre seus olhos se acha fixado uma tábua de substância preciosa ; quando Deus quer agir nas suas criaturas, ordena ao Cálamo para escrever sobre a Tábua, depois suspende esta última entre os olhos de Isrâfîl quem transmite a ordem a Miguel.»
Existem auxiliares em todo o universo que insuflam na matéria prima e seus derivados as propriedades substanciais das quais são feitos os minerais, os vegetais e os animais.