Philippe Henne — Pastor de Hermas
« Le Pasteur d’Hermas », Lu par Philippe Henne , Ed, Du Cerf, collection « L’abeille », Paris, 2011, 128 p., ISBN : 978-2-204-09161-9 . Obra recém lançada em janeiro deste ano.
Contribuição e Tradução de Antonio Carneiro
Como tornar-se cristão num mundo pagão, cheio de seduções e de atrativos ? Tal devia ser a questão crucial que se colocavam os padres e diáconos em Roma quando encontraram um homem interessado no cristianismo. O « Pastor », redigido no século II de nossa era por um certo Hermas, oferece então uma catequese adaptada, pois utiliza diferentes estilos da predicação. Começa por contar várias visões da Igreja e da comunidade cristã. Isto seduzia a imaginação.Continuava com um ensinamento moral e humano cheio de bom senso. Satisfazia então a pesquisa intelectual. Terminava com uma vasta liturgia onde grandes mistérios eram aprofundados.
O objetivo era de ajudar na conversão, mas os meios e o tom são cheios de bem-aventuranças e esperança. A alegria em si é sem cessar recomendada, pois a cólera cega obscurecia o entendimento. As grandes verdades da fé não são esquecidas: a fé em um Deus cheio de solicitude, em um Filho presente na obra da edificação da comunidade, em um Espírito presente no coração do homem.
O « Pastor », a mais longa das obras alinhadas entre os escritos dos Padres Apostólicos, é também a mais curiosa. É um livro de iniciação que seduz pela qualidade de sua predicação e profundidade de suas convicções, e que guarda toda sua atualidade.