LOGIA JESUS – FALSOS CRISTOS E PROFETAS (Mc XIII, 21-23; Mt XXI, 23-25)
Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo ali! não acrediteis. Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos. Ficai vós, pois, de sobreaviso; eis que de antemão vos tenho dito tudo. (Mc 13:21-23)
Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que de antemão vo-lo tenho dito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres. (Mt 24:23-28)
Perguntaram-lhe então: Mestre, quando, pois, sucederão estas coisas? E que sinal haverá, quando elas estiverem para se cumprir? Respondeu então ele: Acautelai-vos; não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu; e: O tempo é chegado; não vades após eles. Quando ouvirdes de guerras e tumultos, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas; mas o fim não será logo. Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino; e haverá em vários lugares grandes terremotos, e pestes e fomes; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. (Lc 21:7-11)
Roberto Pla: Evangelho de Tomé – Logion 113
21) Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo ali! não acrediteis.
Se buscais o Cristo oculto, não o busqueis “aqui”, ou “ali”, ou em qualquer parte; porque o Cristo oculto não está “aqui”, ou “ali”, embora os digam que está, senão difundido em todos os homens como seu verdadeiro Ser, isto é, com o centro em seu Ser puro.
O Cristo oculto é sempre e somente o si mesmo de cada um, o conhecedor, e não pode ser conhecido, porque ao ser ele o conhecedor, quem poderá conhecê-lo?
Por isso dizia Jesus: Se não credes que Eu Sou…
22) Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos.
Muitos viram no binômio “sinais e prodígios” um “recurso” de Marcos aos portentos do Êxodo, segundo o relato de Jeremias: “Fizestes sinais e prodígios no Egito, de onde sacastes a teu povo Israel” (Jr 32, 20-21).
Segundo a vertente oculta, esse é, com efeito, o sentido do versículo de Marcos: nenhum daqueles dos que se diz que estão “aqui”, ou “ali”, é o Cristo oculto, o Ser. E este, só e único, é o verdadeiro Filho do Homem.
Ele é o que quando chegue o Dia de sia Vinda levará a seus eleitos, aos que presenciarão sua Luz e a sustentarão, “a outra margem”.
23) Ficai vós, pois, de sobreaviso; eis que de antemão vos tenho dito tudo.
As predicações da parábola terminaram e o capítulo se encerra com uma exortação para todos os seguidores de Cristo: “Vigiai, posto que sois filhos da luz, filhos do Dia” (1Ts 5,5). Como não sois filhos da noite não deveis dormir, senão estar despertos, atentos, de sobreaviso; para que a semente da Palavra cresça em vós mais rapidamente, para que a voz do mundo não os sirva de embriaguez, e não os impeça de constituir-vos em eleitos.
“Bem-aventurado o que está em vigia” (Ap 16,15), porque ele se vestirá de conhecimento e verá ao Filho do Homem.