Pla
Jesus disse: O reino do Pai é semelhante a um homem que quis matar a um grande personagem. Sacou a espada em sua casa e a fez atravessar um muro, a fim de saber se sua mão era segura: então matou o grande personagem.
Puech
98. Jésus a dit : Le Royaume du Père est semblable à un homme qui voulut tuer un grand personnage. Il tira l’épée dans sa maison, l’enfonça dans la muraille pour savoir si sa main serait sûre. Alors il tua le grand personnage.
Suarez
1 Jésus a dit : 2 le royaume du Père est semblable à un homme 3 voulant tuer un grand personnage. 4 Il dégaina l’épée dans sa maison 5 et transperça le mur 6 afin de savoir si sa main serait sûre. 7 Alors il tua le grand personnage.
Meyer
98 (1) Jesus said, “The Father’s kingdom is like a person who wanted to put someone powerful to death. (2) While at home he drew his sword and thrust it into the wall to find out whether his hand would go in. (3) Then he killed the powerful one.” [This parable is known only here in early Christian literature. In general, cf. Gospel of Thomas 35; Matthew 11:12–13 (Q); Luke 16:16 (Q)]
Canônicos
Ou, como pode alguém entrar na casa do valente, e roubar-lhe os bens, se primeiro não amarrar o valente? e então lhe saquear a casa. (Mt 12,29)
mt.12.29 η [OR] πως [HOW] δυναται [IS ABLE] τις [ANYONE] εισελθειν [TO ENTER] εις [INTO] την [THE] οικιαν [HOUSE] του [OF THE] ισχυρου [STRONG “MAN”] και τα [AND] σκευη [GOODS] αυτου [HIS] διαρπασαι [TO PLUNDER,] εαν μη [UNLESS] πρωτον [FIRST] δηση [HE BIND] τον [THE] ισχυρον [STRONG “MAN”?] και [AND] τοτε την [THEN] οικιαν αυτου [HIS HOUSE] διαρπασει HE WILL PLUNDER.
Roberto Pla
Segundo a Boa Nova há duas ordens de vida: a vida eterna, própria do que pertence ao reino do Pai, e a vida mortal. Mas o que tem esta última vida só existe tão tênue e leve como uma sombra sobre um muro. É uma sombra ainda que possa tomar no mundo a aparência de ser um grande personagem, e o que é sombra sucumbe sempre, ao final, sob o fio da espada do Reino.
- A vida única em si mesma (vide Vida Mortal e Eterna, Vida e Mortos, Alma Vivificada e Morte da Alma)
- Duas ordens de vida, mortal e eterna; distinção simplificadora, na medida que só há de fato a vida eterna, que é própria de Deus enquanto Ser eterno, e de tudo o que participa em seu Reino.
- Devemos contemplar o princípio de vida, entranhado na consciência, e o existir dos seres vivos, os quais vivem porque participam na vida, segundo o modo peculiar próprio de cada um
- A menção a duas ordens de vida é porque se referem à pluralidade do que vive, do que aparece diante de nós como vivente, e essa é a vida mortal; e em outros casos nomeiam a vida em si mesma, objetiva, como propriedade consubstancial do Pai e do que pertence a sua esfera celeste.
- A vida eterna, a única vida, a possui quem a tem em si mesmo, posto que é a vida mesmo, como transcorre com o Pai, ou por doação direta ou derivada do Pai.
Leloup
- Variante em Leloup:
- “Ele desembainha sua espada em sua casa, fura o muro para saber se sua mão é firme…
- BÍBLIA:
- E será que, apartando-me eu de ti, o Espírito do Senhor te levará não sei para onde; e, vindo eu dar as novas a Acabe, e não te achando ele, matar-me-á. Todavia eu, teu servo, temo ao Senhor desde a minha mocidade. Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do Senhor, como escondi cem dos profetas do Senhor, cinquenta numa cova e cinquenta noutra, e os sustentei com pão e água: E agora tu dizes: Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui! Ele me matará. E disse Elias: Vive o Senhor dos exércitos, em cuja presença estou, que deveras hoje hei de apresentar-me a ele. (1Reis 18,11-15)
- E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. (Mt 26,51)
- Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar. Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. (Lc 14,28-32)
- Para matar o grande personagem, ou aquele que se crê tal, quer dizer nosso ego com suas pretensões e as imagens que ele tem dele mesmo, é preciso a princípio atacar o muro, àquilo que nos separa uns dos outros. Fazer um buraco no muro, desembainhar para forçar uma passagem.
- Quando o muro está furado, então o grande personagem pode ser morto posto que encontrou-se a força, a “identidade” na oposição, àquilo que o cerca. O ego é uma imensa crispação, um mecanismo de defesa contra o fluxo da vida que nos cerca e no conduz.
- É preciso mão e espírito “firmes” para lutar contra as pulsões de morte que nos habitam: “o Inimigo do Vivente” é também uma realidade que é necessário saber desmascarar
Gillabert
- A pessoa, que, enquanto se crê uma entidade separada, constitui o único obstáculo à realização, porta nomes diversos segundo as logia: é o grande personagem deste logion; são os pilhantes do Logion 21 e ; ou a cepa plantada fora do Pai (breve6978); é ainda a construção sem a pedra angular ([Logion 66), sem falar do cão adormecido na manjedoura dos bois (breve6748).
- Para bem compreender o jogo do personagem, deve vê-lo no conjunto do jogo cósmico, chamado também Lila ou Maya. Neste jogo cósmico o do personagem está pré-determinado como o filme que passa sobre a tela. A pessoa só tem a importância que se dá, uma importância que pode parecer indiscutível enquanto não encontrou nada mais forte que ela, que tenha se comensurado a ela.
- Enquanto seu papel é de “laissez-faire” e de ceder, ela intervém por vezes com força como em nosso logion, as vezes com astúcia. De todos os modos, ela usurpa o poder que pretende exercer. E tudo isto faz parte do jogo.
- Quando reconheço minha identidade posso tomar distância e me tornar observador do jogo particular e ter para com ele a atitude justa.
- Se necessário posso desembainhar a espada para matar o grande personagem.
Puech
- grande personagem = copto, megistanos
- A expressão “Reino do Pai” (Logion 57, Logion 76, Logion 96, Logion 97, Logion 98, Logion 11), empregada por Jesus juntamente com “Reino”, “tout court”, e mais frequentemente que “Reino dos céus”, tem como equivalente nos sinóticos paralelos “Reino de Deus”. O termo “Pai” é sempre usado em lugar de “Deus” (pnoute, ho theos) no Evangelho de Tomé, com exceção do breve8901.