Eriugena Testemunha

Escoto Eriugena — HOMÍLIA SOBRE O PRÓLOGO DO EVANGELHO DE SÃO JOÃO

XVI A TESTEMUNHA
“O mesmo veio com uma testemunha, para dar testemunho da Luz” — quer dizer, de Cristo. Ouçam seu testemunho: “Vejam o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. E ainda: “Ele é aquele que vindo depois de mim foi feito antes de mim”. O grego aqui é claro: emproston mou — quer dizer, “Ele foi feito antes de meu olhar, antes de meus olhos”.

Isso é como se ele tivesse dito abertamente: “Ele que na ordem dos tempos nasceu em carne depois de meu nascimento, ele eu vi antes de meus olhos em uma visão profética enquanto eu ainda estava nas vísceras estéreis em minha mãe, ele eu vi concebido em minha vista e feito um ser humano no ventre da Virgem”.

“Ela não era a Luz, mas foi enviado para dar testemunho da Luz”. Isto deve ser lido e compreendido com a seguinte ênfase: “Ele não era aquela Luz, mas foi enviado para dar testemunho daquela Luz”. O precursor da luz não era a luz. Porque então ele é chamado “uma luz ardente e brilhante” e a “estrela da manhã”? Ele era uma luz ardente, mas ele não ardia com sua própria luz. Ele era uma estrela da manhã, mas ele não recebeu sua luz dele mesmo. A graça dele, antes de quem ele veio, ardia e brilhava através dele. Ele não era a luz, mas um participante na luz. O que raiava em e através dele não era seu. Como dissemos antes: nenhuma criatura, seja racional ou intelectual, é em si mesma substancialmente luz, mas participa na única verdadeira Luz substancial que brilha inteligivelmente em toda parte e em todas as coisas.

Por isso o evangelista adiciona: “Esta era a verdadeira Luz, que ilumina todo homem que vem ao mundo”. A verdadeira Luz” é o que ele chama o Filho de Deus, que subsiste por ele mesmo e que, antes de todos os eones, nasceu de deus o Pai, que também subsiste por ele mesmo. “A verdadeira Luz” é o que ele chama este mesmo Filho que, pelo bem da humanidade, se tornou um ser humano entre os seres humanos. Ele é a verdadeira Luz que disse dele mesmo, “Eu sou a luz do mundo; aquele que me seguir não caminhará na escuridão, mas terá a luz da vida”.