Dositheus

Werner Foerster — GNOSIS
Dositheus
Poucos relatos sobre predecessores e discípulos de Simão Samaritano, e mesmo estes poucos são imprecisos.

De acordo com os “Reconhecimentos Clementinos” e Homílias tanto Dositheus quanto Simão Samaritano foram discípulos de João Batista. Como na morte de João Simão estava no Egito, Dositheus assumiu a posição de líder. Em seu retorno, Simão não aventurou-se a movê-lo de sua posição, mas através de um milagre fez com que Dositheus o adorasse, Simão, como o “firme”; logo depois Dositheus morreu. Entre os Padres da Igreja somente Orígenes preservou um relato sobre ele, qye Dositheus dedicou-se a ser o Messias ou Cristo. É característico, e dá a impressão de informação sólida, que é relatada de seus seguidores que eles possuíam escritos dele e acreditavam que ele não saboreou a morte.
Orígenes
*Origenes In Joannem
**Assim um certo Dositheus dos Samaritanos adveio e disse que era o Cristo profetizado; desde dia em diante até agora há dositheanos, que tanto produziram escritos de Dositheus quanto também relataram algumas estórias sobre ele, como não tendo saboreado a morte, mas estando ainda vivo.
Justino
*Apologia I 26, 1, 4
**1. Em terceiro lugar (confirmo o fato) que mesmo depois da elevação de Cristo ao céu os demônios apresentaram alguns homens que diziam serem deuses…
**4. A respeito de Menandro, também um samaritano da vila de Kapparetaia, um discípulo de Simão Samaritano, que da mesma forma obteve poder dos demônios, sabemos que veio a Antioquia e iludiu muitos através de artes mágicas, e que alegou a seus discípulos que eles não morreriam. E mesmo agora há alguns deles que afirma isto.
Irineu de Lião
*Adversus Haereses
23,5. Menandro fue su sucesor, de origen samaritano, que también aprendió la más elevada magia. El decía que la primera Potencia era desconocida para todos. El habría sido enviado desde los lugares invisibles como Salvador, para la salud de los hombres. Que los Angeles habrían hecho el mundo, los cuales, así como Simón, habrían sido emitidos por el Pensamiento. Que por la magia que él enseñaba, les concedía el poder para vencer a los Angeles que habían hecho el mundo. Que, por el simple hecho de ser bautizados en su nombre, sus discípulos resucitarían y ya no podrían morir, sino que se mantendrían siempre sin envejecer, siendo inmortales.


Citações