Cassiano Collatio XVI

CASSIANO — CONFERÊNCIAS

CONFERÊNCIA XVI — PRIMEIRA CONFERÊNCIA DO ABADE JOSÉ SOBRE A AMIZADE

I. O que nos perguntou o abade José em primeiro lugar

O bem-aventurado José, cujos ensinamentos e preceitos devo agora mostrar, é um dos três anciãos que mencionei na primeira conferência. De família ilustre e um dos principais da sua cidade, chamada Thmuis, no Egito, aprendera a falar fluentemente não só a sua língua materna, mas também o grego. Isto lhe permitia exprimir-se com muita elegância quando falava conosco ou com aqueles que não sabiam o egípcio, sem precisar de recorrer a intérprete, como os outros.

Percebendo que desejávamos receber as suas lições, perguntou-nos primeiro se éramos irmãos. Ao ouvir em resposta que nos unia uma verdadeira fraternidade, não carnal, mas espiritual, e que desde o início da nossa renúncia, estivemos sempre unidos por uma estreita sociedade, tanto na peregrinação que ambos encetamos para nos formar na milícia espiritual, quanto nos exercícios do mosteiro, ele assim começou a sua conversa.

SEGUE: XVI-2; XVI-3; XVI-4; XVI-5; XVI-6; XVI-7; XVI-8; XVI-9; XVI-10; XVI-11; XVI-12; XVI-13; XVI-14; XVI-15; XVI-16; XVI-17; XVI-18; XVI-19; XVI-20; XVI-21; XVI-22; XVI-23; XVI-24; XVI-25; XVI-26; XVI-27; XVI-28