Cassiano Collatio XVI-23

CASSIANO — CONFERÊNCIAS

CONFERÊNCIA XVI — PRIMEIRA CONFERÊNCIA DO ABADE JOSÉ SOBRE A AMIZADE

XXIII. É forte e sadio aquele que se dobra à vontade do outro.

É preciso saber com certeza que, em geral, quem se submete à vontade do seu irmão desempenha um papel mais forte do que aquele que se mostra mais agarrado às suas próprias opiniões.

Enquanto aquele, pelo apoio dado ao próximo e pela paciência que tem com ele, merece o título de são e forte, o segundo, ao contrário, merece o de fraco e, sob certos aspectos, o de doente. Pois é alguém que temos de rodear de afagos e carícias, convindo mesmo; às vezes, relaxar um pouco em coisas necessárias, para que ele fique tranquilo e em paz.

Assim agindo, aliás, não pense alguém que perdeu algo de sua perfeição, embora tenha, por condescendência, subtraído um pouco da austeridade que se propôs. Bem ao contrário, saiba que lucrou muito mais pelo bem da longanimidade e da paciência.

É, com efeito, o preceito apostólico: “Vós que sois fortes, suportai as fraquezas dos fracos” (Rom 15,1); e ainda: “Carregai os fardos uns dos outros, e tereis assim cumprido a lei do Cristo” (Gal 6,2).

Jamais, em verdade, o fraco suporta o fraco, nem o que está igualmente doente poderá suportar ou curar o doente. Mas quem pode trazer remédio ao fraco, e aquele que não está submetido à fraqueza. Com razão, se lhe diz: “Médico, cura-te a ti mesmo” (Lc 4,23).