CASSIANO — CONFERÊNCIAS
CONFERÊNCIA XVI — PRIMEIRA CONFERÊNCIA DO ABADE JOSÉ SOBRE A AMIZADE
II. Discurso do ancião sobre o gênero das amizades infiéis
Muitos são os gêneros de amizade e de ligações que unem, de diferentes modos, a raça humana em laços de dileção.
Para uns foi primeiro uma recomendação que os fez conhecer-se, para depois os levar às relações de amizade.
Já outros, o que os fez contrair laços de afeição, foi a ocasião de algum ajuste relativo ao dar e receber.
Certos, porém, concluíram pacto de amizade, em razão da semelhança e comunidade que tinham, seja nos negócios, seja no serviço militar, ou na profissão e nas propensões. Esta comunhão tem o poder de amansar mutuamente os corações mais ferozes, a ponto de levar até aqueles que nas florestas e nas montanhas se entregam ao latrocínio e se deleitam com a efusão de sangue humano, a abraçarem com carinho os cúmplices de seus crimes.
Há ainda outra forma de dileção, contraída pelo próprio instinto da natureza e pela lei da consanguinidade. Por ela preferem-se naturalmente a todos os demais os da mesma tribo, os próprios cônjuges, ou os progenitores, ou os irmãos e os filhos. Vê-se isto não só entre os homens, mas também entre as aves e os animais. O afeto natural desses seres os instiga a proteger e a defender suas ninhadas e filhotes, até a ponto de se expor por eles ao perigo e à morte.
Mesmo as espécies de animais selvagens, de répteis ou de pássaros, cuja ferocidade insuportável ou cujo veneno mortal os separa e põe à parte de todos os outros, como, por exemplo, os basiliscos, o rinoceronte, os grifos, embora o simples fato de vê-los seja, segundo se diz, um perigo para todos, não cessam de viver sempre em paz entre si, sem se prejudicar mutuamente, por causa da sua ligação de origem e afeto.
Mas todas essas espécies de afeição que dissemos, comuns a bons e a maus, e até mesmo entre feras e serpentes, é certo que não podem perseverar até ao fim. Elas são frequentemente interrompidas e divididas pela distância, pelo esquecimento causado pelo tempo ou por um acordo verbal ou solução de uma causa e de negócios. Nascidas de diversas uniões criadas pelo lucro, pela paixão, pelo sangue ou por outras relações, também se dissolvem por ocasião de qualquer separação.