Cassiano Collatio XV-4

CASSIANO — CONFERÊNCIAS

CONFERÊNCIA XV — SEGUNDA CONFERÊNCIA DO ABADE NÉSTEROS — DOS CARISMAS DIVINOS

IV. O milagre do abade Abraão nos seios de uma mulher

Que direi também das grandes ações do abade Abraão, cognominado Haplous, isto é, o Simples, por sua simplicidade de caráter e inocência?

Ele saíra do deserto, para ir trabalhar na lavoura, durante o tempo da Quinquagésima (de Páscoa a Pentecostes). Uma mulher, carregando nos braços seu filhinho já desfalecente e semimorto por falta de leite, veio assediá-lo com suas preces e lágrimas. Ele lhe deu a beber um copo d’água, sobre o qual traçou o sinal da cruz. Mal ela o bebeu, e logo os seus seios já quase secos se encheram de modo maravilhoso, e deram leite em abundância.

V. A cura de um coxo feita pelo mesmo

Quando se dirigia a uma aldeia, o mesmo abade se viu rodeado por um grupo de pessoas que zombavam dele. Para insultá-lo, mostraram-lhe um homem que, desde muitos anos, por causa de um joelho encolhido, estava impedido de andar e tinha de rastejar em consequência do seu mal inveterado.

E diziam para tentá-lo: “Abade Abraão, mostra se és servo de Deus, e restitui a este homem a saúde de outrora, a fim de que creiamos que não é vão o nome de Cristo, que tu adoras”.

Imediatamente, ele invocou o nome de Cristo e, inclinando-se, pegou o pé ressequido do homem, e o puxou. Ao seu contato, o joelho encurvado se endireitou de repente, e o doente, recuperando o uso das pernas, que já tinha esquecido em sua antiga fraqueza, foi-se embora, cheio de alegria.