Salomão

Importante referência inclusive da tradição cristã. Segundo Orígenes cada um de seus livros ofereceria as direções necessárias para o trabalho interior, desde o neófito (Provérbios), passando pelo Eclesiastes, até o perfeito (teleios) se dedicando ao estudo do Cântico dos Cânticos.

Em 1Reis 1-11 encontra-se o que foi escrito no AT sobre Salomão, no mais constam seus escritos propriamente. O Corão também relata estórias relativas a Salomão em diferentes Suras. Assim, este relata sua procreatividade e o lista entre os fundadores de famílias. Afirma seu notável discernimento e sua sabedoria. Esta última se estendia às ciências naturais. Falava com árvores e com animais, era capaz de compreender a humilde formiga e a linguagem dos pássaros. Dominava os ventos e a navegação. Djinns trabalhavam sob suas ordens; construíam palácios, estátuas, jardins, tapetes. Carregavam-no em seus longos deslocamentos.

Assim, Salomão ou Suleiman ibn Daoud como chamado em árabe, foi o mais rico e sábio monarca na terra, e também o mais poderoso. Os pensadores islâmicos viam cada um dos profetas como um canal particular para a transmissão do espírito divino que inicia, vivifica e determina. Salomão é visto como tendo o poder espiritual especial de dominar e dirigir a maneira como as coisas físicas e elementares se comportam. De acordo com o Corão, Salomão sabia que este domínio foi lhe concedido por Deus o Clemente, o Misericordioso. Enquanto Clemente, Deus lhe deu gratuitamente, enquanto Misericordioso, Ele obriga por compromisso.

A Bíblia relata como no quarto ano de seu reinado, em seguida a um sonho no qual disse, «Sou apenas um pequenino; não sei como sair ou entrar», Salomão começou a construir a Casa do Senhor, o Templo de Salomão. Usou a sabedoria que lhe foi dada para ordenar, administrar e construir. Por todo apoio recebido de Deus, Salomão tinha a certeza que o Grande Arquiteto do Universo favorecia seu empenho. Na parte mais interior do templo havia um santuário para a arca da aliança. Ouro foi usado em profusão assim como cedro do Líbano.

Lendas relatam sobre o Selo de Salomão, sua lâmpada misteriosa, seu trono, e acima de tudo seu anel, todos dotados de poderes.