Archibald Joseph Macintyre: Excertos do livro “Os Anjos, uma Realidade Admirável”. Edições Louva-a-Deus, 1986. [MARA]
O Arcanjo São Rafael acompanhou Tobias e curou seu pai, conforme narra o admirável episódio relatado no capítulo 3. São Rafael é o personagem principal da história de Tobias (3.17; 5.4; 9.1 a 9.5; 12.15), Enoque Etíope (9.1; 10.4; 20.3).
São Rafael, cujo nome significa “Deus cura” ou “Medicina de Deus”, é representado por um jovem em traje de viagem, segurando um cajado. A vestimenta de viandante nos recorda que São Rafael está sempre desposto a “viajar” em nosso auxílio; o cajado lembra um cetro, que simboliza o poder, o apoio e a segurança com que o Arcanjo assiste a todos quantos recorrem ao seu auxílio em suas necessidades.
No item 3.2.19 vimos na narrativa do Livro de Tobias, a maneira admirável pela qual o Arcanjo Rafael socorreu a Tobiit, Sara e Tobias. Aquilo que o Arcanjo realizou de uma maneira visível e sensível, cada um dos Anjos da guarda o faz, de modo invisível,em favor de quem a ele pede auxílio.
São Rafael deve, portanto, ser invocado contra as potências do mal, na cura das doenças e nos deslocamentos e viagens, é também o protetor dos confessores e penitentes. Muitos que a ele recorreram, foram bons orientadores de consciências. Ele nos consola nas dificuldades presentes e nos fortalece contra o desânimo e a depressão. Quando Deus no-lo envia, sentimos a paz, a tranquilidade e a aceitação do que nos parecia impossível suportar.