A nova criatura
Diz ele ainda: “Se alguém está em Cristo é uma nova criatura e as coisas antigas não mais existem”. Ser “nova criatura” é a regra apostólica: regra que o Apóstolo, em outra epístola, exprime com clareza: “para preparar para si mesmo uma Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou algo parecido, mas santa e imaculada” ( Ef 5,27 ).
Ele chama, pois, “nova criatura” a habitação do Espírito Santo numa alma pura e sem mancha, isenta de toda malícia, perversidade ou torpeza. Portanto, quando a alma tiver chegado a odiar o pecado e a se entregar a Deus com todas as suas forças, através das virtudes, quando tiver recebido a graça do Espírito e se encontrar transformada pela vida divina, estará, então, inteiramente nova e re-criada.
A advertência “Purificai-vos do velho fermento para serdes uma nova massa” ( 1 Cor 5,7 ) exprime o mesmo ensinamento. Igualmente: “Celebremos a festa, não com um fermento velho, mas com os ázimos da pureza e da verdade” ( 1 Cor 5,8 ).
Uma vez que o inimigo arma as suas ciladas contra a alma, por todos os lados, lançando contra ela sua perversidade e sendo as forças humanas, por si mesmas, insuficientes para tal combate, o Apóstolo nos ordena munir os nossos membros com as armas celestes; convida-nos a revestir a couraça da justiça, a calçar nossos pés com a prontidão do evangelho da paz, a cingir os rins com a verdade, “tomando, antes de tudo, o escudo da fé para que possais extinguir todas as setas inflamadas do inimigo” ( Ef 6,14-16 ). As setas inflamadas são as paixões não refreadas.
Ele exorta ainda a tomar o capacete da salvação e a espada santa do Espírito. Por espada santa, ele entende a Palavra de Deus poderosa ( Ef 6,17 ) com a qual a mão direita da alma deve estar armada para repelir as artimanhas do inimigo.
Mas de que maneira poderemos nós conseguir essas armas? O mesmo Apóstolo nos ensina, dizendo: “Pela oração contínua e súplicas”. “Orai no Espírito constantemente. Para isso, vigiai com toda perseverança e súplica ( Ef 6,18 ). Ele ora por todos nestes termos: “Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco” ( 2 Cor 13,13 ). E ainda: “Que vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros, sem culpa, para o advento de nosso Senhor Jesus Cristo” ( 1 Ts 5,23 ).