Mistérios Cristãos — SACRAMENTOS
VIDE: Nascer do Alto, Mistério, Iniciação, Liturgia
Sacramentos: BATISMO; CRISMA; EUCARISTIA; EUCHELAION; RITOS SACRAMENTAIS; MISTÉRIOS DOS SACRAMENTOS
!
Ambrósio de Milão: SACRAMENTOS
Tomas de Aquino:
«Los Evangelistas no se proponían transmitirnos las formas de los sacramentos las cuales en la Iglesia primitiva habían de conservarse ocultas, como observa Dionisio al cierre de su libro sobre la jerarquía celeste: su objetivo era escribir la historia de Cristo» (Summa III, 78, Art. 3)
«Está claro que si se suprime alguna parte substancial de la forma sacramental, se destruye el sentido esencial de las palabras; y por consecuencia el sacramento es inválido.» Sto. Tomás, Summa III, Q. 60, Art. 8
«Así en la forma de la Eucaristía, porque este es Mi Cuerpo… la omisión de la palabra porque… no es causa de que el sacramento sea inválido; aunque quizás el que hace la omisión puede pecar de negligencia o de contumacia» (Summa III, Q. 60. Art. 8).
Jean Daniélou: Jean Daniélou : Les Sacraments
A. Tanquerey:
249. Não é somente pelos atos meritórios, praticados a cada instante, que podemos crescer em graça e perfeição; é ainda pela recepção frequente dos Sacramentos. Sinais sensíveis, instituídos por N. S. Jesus Cristo, os sacramentos significam e produzem a graça em nossas almas. Sabendo como o homem se deixa tomar pelas coisas exteriores, quis Deus, em sua infinita bondade, tornar a graça dependente de objetos e ações visíveis. É de fé que os Sacramentos contêm a graça que significam e conferem a todos quantos lhes não põem óbice 2; e isto, não unicamente em virtude das disposições do sujeito, senão ex opere operato, como causas instrumentais da graça, sendo sempre, evidentemente, Deus a causa principal, e Jesus a causa meritória.
250. Cada sacramento produz, além da graça habitual ordinária, uma graça que se chama sacramental, ou própria desse Sacramento. Esta não é especificamente distinta da primeira, mas acrescenta-lhe, segundo Santo Tomás e a sua Escola, um vigor especial, destinado a produzir efeitos em relação com cada um dos Sacramentos; ou, em todo o caso, segundo a doutrina universal, confere um direito a graças atuais especiais, que serão conferidas em tempo oportuno, para se cumprirem mais facilmente os deveres impostos pela recepção do Sacramento. Assim, por exemplo, o Sacramento da Confirmação dá-nos a direito a receber graças espirituais atuais de fortaleza sobrenatural, para lutarmos contra o respeito humano e confessarmos a fé diante de todos e contra todos.
Quatro coisas nos merecem especial atenção:
1.° a graça sacramental própria de cada um dos sete Sacramentos: batismo, confirmação, eucaristia, penitência, extrema-unção, ordem, matrimônio;
2.° as disposições necessárias para melhor nos aproveitarmos deles;
3.° as disposições especiais para o sacramento da penitência;
4.° as que se requerem para a sacramento da eucaristia.
Meditações Tarô:
Os sete sacramentos da Igreja são as cores prismáticas da luz branca de um único Mistério ou Sacramento, o do segundo nascimento, que o Mestre ensinou a Nicodemos na conversa iniciática noturna com ele (Nascer do Alto). É isso que o Hermetismo Cristão entende por “Grande Iniciação”.