A Teologia Ascética tem diversas denominações:
a) Chamam-na a ciência dos santos, e com razão pois que nos vem dos santos que a ensinaram e sobretudo a viveram, e é destinada a fazer santos, explicando-nos o que é a santidade e quais os meios de a alcançar.
b) Outros dão-lhe o nome de ciência espiritual, porque forma espirituais, isto é, homens interiores, animados do espírito de Deus.
c) Mas, como é uma ciência prática, apelidam-na também a arte da perfeição, por ter como fim conduzir as almas à perfeição cristã; ou ainda, a arte das artes, por não haver arte mais excelente, que a de aperfeiçoar uma alma na mais nobre das vidas, a vida sobrenatural.
d) Contudo, o nome que hoje mais frequentemente lhe é dado, é o de Teologia Ascética e Mística.
Pode-se entender a Teologia Ascética como a parte da ciência espiritual que tem por objeto próprio a teoria e a prática da perfeição cristã desde os seus princípios até o limiar da contemplação infusa. Fazemos começar a perfeição com o desejo sincero de progredir na vida espiritual e a Ascética conduz a alma através das vias purgativas e iluminativa até a contemplação adquirida. (Tanquerey)