Schweitzer

Schweitzer, Albert (1875-1965)

Teólogo francês de origem alsaciana. Desde 1912 foi médico-missionário na Africa Equatorial francesa, onde fundou o famoso hospital para negros em Lamborené (hoje Gabão). Em 1952 concederam-lhe o Prêmio Nobel da Paz. Além de seu trabalho e entrega pessoal, reunidos em suas Memórias (1924-1931), escreveu também obras de teologia e sociologia. Deu concertos e conferências na Europa e em outras partes do mundo para reunir fundos para seu trabalho missionário.

Suas obras mais conhecidas são a Vida de Jesus (1910) e a Mística do apóstolo Paulo (1931). Afirma que a vida e a obra de Jesus somente se podem entender na perspectiva do apocalíptico judaico contemporâneo. Segundo Schweitzer, Jesus decidiu salvar seu povo da tribulação final, oferecendo-se ele próprio à morte. Assim cumpriu, de alguma forma, suas esperanças de um fim eminente de um mundo que não se realizou. Mas o importante desse pastor luterano, médico e missionário, é sua contribuição e sua entrega à população negra e marginalizada da Africa e sua contribuição para a paz mundial. Seu livro O problema da paz no mundo de hoje, de tanta ressonância em sua época, continua válido para todo tempo.

BIBLIOGRAFIA: Obras: Filosofia de la civilización, I. Decaimiento y restauración de la civilización; II. Civilización y ética, 1962; El cristianismo y las religiones, 1950; Mi viday mi pensamiento, 1961; J. Brabazon, Albert S.:A. Biography, 1975. (Santidrián)