Teoleptos da Filadelfia

PHILOKALIA — Teoleptos da Filadelfia (século XIII)

Exilado juntamente com outros monges do Monte Athos, como Nicéforo o Solitário. Anistiado retorna ao Monte Athos e se torna metropolita de Filadélfia.

Casado, ele troca sua jovem mulher pela solidão. Entra para a escola do monge Nicéforo, de que falamos anteriormente, e depois se torna bispo de Filadélfia.

Sua obra consiste em instruções dirigidas às religiosas de um mosteiro bizantino, e principalmente à superiora, Irene Eulógia Choumnos, a Paleóloga. Essa filha de Nicéforo Choumnos, casada aos 12 anos com o déspota João Paleólogo, tendo ficado viúva aos 16 anos, retirou-se para o convento do Salvador Filantropo, que mandou restaurar. ( A respeito de Irene, ver o artigo bem atual de V. Laurent, Une Princesse byzantine au cloïtre, Échos d’Orient, 1930, 29, PP. 29S )

A Filocalia reproduz, de Teolepto ( cuja obra espiritual está praticamente toda no manuscrito Ottob. Vat. 405 ), uma instrução a Irene sobre a atividade secreta em Cristo e pensamentos diversos. Migne incluiu tudo na Patrologia Grega, tomo 143, cc. 381s. Teolepto analisa, nesses escritos, os componentes da oração: atenção do espírito ( nous: intelecto ) a Deus pela lembrança de Deus; atenção da razão discursiva ( dianoia ) à invocação do Nome do Senhor, enfim, compunção do pneuma1. Esse concurso das potências realiza a unificação da alma em Deus. Na realidade, Teolepto não diz que sé trata do nome de Jesus. Mas seu pensamento é claro. Em contrapartida, nenhuma alusão à técnica respiratória. A tradução que se segue baseia-se no texto da P.G., confrontada com as correções do Pe. Salaville, Formes de prière d’après un Byzantin du XIVe siècle, Échos d’Orient 1940, 39, PP. 3s. (apresentação de Jean Gouillard)

Na Internet

  • espanhol
    Seleção de Textos


    Resumo de sua participação na Philokalia:

  • Sobre a profissão monástica
    Discurso explicando o trabalho oculto que implica a vida em Cristo e mostrando o trabalho que impõe a profissão monástica
    Sobre o trabalho interior em Cristo e a profissão monástica
  • Outros capítulos
    Do mesmo: nove capítulos
    Textos


    Excertos e citações:

  • RENÚNCIA ÀS LEMBRANÇAS E AOS PENSAMENTOS


  1. Pneuma ( espírito ), que em São Paulo às vezes designa o espírito do homem enquanto movido pelo Espírito Santo, parece-me designai, em Teolepto, o sentido espiritual, essa espécie de sensibilidade superior, que é a sede dos sentimentos de compunção, de alegria, de humildade.