Simeão Metafrastes
Perfeição Espiritual (katartismos)
2. Qual é a vontade de Deus, esta vontade , suponho, que o Apóstolo exorta a chama cada um de nós a atender? Resposta: É a perfeita purificação do pecado (hamartia), a libertação das paixões (pathos) desonrosas e a aquisição da virtude (arete) suprema, ou seja a purificação e a santificação do coração (kardia), que se realiza de maneira plenamente real pela participação do Espírito perfeito e divino.
3. O Espírito Santo sabendo que é difícil de livrar das paixões invisíveis e ocultas e que elas estão como que enraizadas na alma, mostra por Davi como é necessário delas se purificar.
13. É por um longo combate (agon) e pelo trabalho da inteligência (nous), graças a pensamentos (logismos) nobres e ao contínuo cuidado com todas as formas de bem, que pode se expandir nosso amor de Deus, assim como foi dito. Pois o adversário entrava nossa inteligência e não lhe permite se aplicar ao amor de Deus pela lembrança do bem, mas seduz os sentidos pelas concupiscências (epithymia) terrestres. Com efeito o maligno morre e se sufoca, por assim dizer, quando a inteligência se liga efetivamente e sem distração ao amor e à lembrança de Deus (mneme Theou).