Simão Samaritano

Escolas Gnósticas — Simão Samaritano ou o Mago

Teve uma vida aventurosa e movimentada, onde é difícil distinguir a lenda da realidade. Os atos dos Apóstolos (8,9-25) falam de Simão (se falam do gnóstico?) de forma extremamente negativa. Simão não estava só, mas acompanhado de uma mulher, uma prostituta de grande beleza, chamada Helena, que havia trazido de Tiro e que dela fez sua inspiradora.

Apóstolos: Citação em At 8, 9-25

A vida e a doutrina de Simão são uma só e mesma coisa. Helena simboliza em seus escritos o Pensamento de Deus, sua companhia, origem da criação. Os anjos saídos deste Pensamento lhe enviaram sue poder e conseguiram reuni-lo em um corpo humano, la ligando pela cadeia implacável da transmigração. helena resume nela tida uma linhagem de mulheres, a começar por Helena de Troia símbolo da alma cativa na matéria. A missão que Simão se investiu consiste em liberar as almas da escravidão dos anjos (estes elementos são originários das críticas dos Padres da Igreja; o que resta sobre Simão).


Heresiólogos e Estudiosos
Clemente de Alexandria: Stromata
Os aderentes de Simão querem parecer em conduta ao “firme” que adoram.

Orígenes: Contra Celso
O mago Simão também, o Samaritano, queria conquistar alguns pela magia, e enganou-os àquele tempo. Mas agora não se pode encontra trinta falados no mundo, e talvez este número seja muito alto. Mesmo na Palestina são muito poucos, e nenhuma parte no resto do mundo é seu nome encontrado…

Irineu de Lião: Contra Heresias — SIMÃO O MAGO

Hipólito de Roma: REFUTATIO — SIMÃO SAMARITANO