Seja feita vossa vontade

PAI NOSSO — SEJA FEITA VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU

VEJA: A VONTADE DE DEUS

MISTICISMO RENANO-FLAMENGO
Mestre Eckhart:
Poderias me perguntar, “Como posso saber se é a vontade de Deus?”. A minha resposta é, “Se não fosse a vontade de Deus, não existiria sequer por um instante; portanto, se algo acontece, tem que ser a vontade dele”. Se gozasses realmente da vontade de Deus, te sentirias exatamente como se estivesses no reino dos céus, independentemente do que acontecesse contigo ou não acontecesse contigo.

Gheraert Appelmans: Glosa do Pater Noster
Deus o Pai abarca tudo, céu de todos os céus, e a vontade do Pai é seu amor e seu conhecimento e sua operação. Do mesmo modo que a vontade do Pai no céu e nele mesmo é conhecida e realizada e deve ser realizada em nós, então que ela se cumpra. Neste objetivo, devemos ser totalmente abandonados a Deus e mortos a tudo o que somos e a tudo o que nosso intelecto pode conhecer ao mesmo tempo por graça e por natureza, em Deus e nas criaturas. Devemos ser totalmente pobres de vontade, totalmente mergulhados e abandonados na vontade oculta, conhecida-desconhecida do Pai tal qual Ele é no céu. Então nossa livre vontade nos é retirada e, na vontade do Pai, se torna a vontade do Pai como é no céu pois não conhecemos nem não amamos nenhuma outra vontade. E assim somos «uma vida com o Cristo», um só filho com o Filho e «um só espírito com Deus». E aqui em baixo, na terra, como a alma está no corpo terrestre, isso se produz parcialmente e por instantes, mas em seguida, quando nosso corpo ressuscitará e possuirá a beatitude com o espírito, então possuiremos totalmente o próprio de Deus no Filho, segundo o modo do Filho, e a vontade simples, eterna e imutável do Pai se tornou nossa em nosso corpo terrestre; una, eterna e imutável como é no céu, pelo favor de sua graça. E para que isso se produza em nós, o Filho nós a ensina por estas palavras.

ASCETISMO E MISTICISMO
Julian de Norwich:
E, depois disso, eu vi Deus em um ponto, isto quer dizer no meu entendimento, através de cuja visão percebi que ele está em todas as coisas. Pus-me a contemplar com cuidado, vendo e sabendo naquela visão que ele faz tudo o que acontece. Maravilhei-me com aquela visão, experimentando um suave assombro, e pensei: O que é pecado? Pois eu vi realmente que Deus faz todas as coisas, por minúsculas que sejam. E vi realmente que nada acontece por acaso ou por acidente, mas que tudo acontece pela previdente sabedoria de Deus. Se parece acaso ou acidente aos olhos do homem, nossa cegueira e falta de previdência são a causa. Pois estas coisas que na previdente sabedoria de Deus não têm início, as quais correta e venerável e continuamente ele conduz ao melhor fim, quando se dão, caem sobre nós de repente, sem o nosso conhecimento; e assim, por nossa cegueira e falta de previdência, dizemos que estas coisas foram por acaso ou por acidente.

Assim eu compreendi nesta revelação de amor, pois bem sei que na visão do senhor nosso Deus não há acaso ou acidente; por isso, tive que admitir que todas as coisas são bem-feitas, pois o senhor nosso Deus as faz todas.

Maurice Nicoll: VONTADE