É interessante notar o relato de um encontro de Jesus, acompanhado de uma multidão (tema recorrente nos evangelhos), com um cortejo fúnebre, também uma multidão, em uma “porta”. Este tema é explorado pelos sermões de Mestre Eckhart abaixo indicados.
Outro aspecto é que o defunto é um jovem, filho único de sua mãe, bastante comovida. A ressurreição do jovem se dá pelo toque de Jesus no esquife e pelo comando que ordena, como em outros relatos de ressurreição.
O tema da ressurreição só pode ser devidamente compreendido pelo entendimento justo do que seja um “homem morto”, certamente simbólico, e o comando que o leva da condição de morto à condição de vivo. Só pode fazer sentido para a vida de qualquer este milagre, como qualquer outro, se ele pode ocorrer para mim ou qualquer um, que assim é capaz desta mudança de estado, morto para vivo, pela graça e comando do Senhor.
Mestre Eckhart
Mathew Fox: Passion for Creation: The Earth-Honoring Spirituality of Meister Eckhart [MFPC]
Levantar-se significa também adentrar — deve-se quebrar a casca se se quer o núcleo. Precisamos como afirma Eckhart “se tornar um e habitante”. De fato, tão profundo e tão profundamente divino é nosso núcleo interior que só Deus pode aí entrar. E mesmo Deus tem que tirar seus sapatos para entrar. “Somente com sua puríssima natureza divina pode Deus aí entrar”.