Rama Coomaraswamy — DO NOME DE JESUS
THE INVOCATION OF THE NAME OF JESUS: AS PRACTICED IN THE WESTERN CHURCH
Sobre el Nombre de Jesús
“Deus humilium celsitudo, qui beatissimum Joannem Columbinum, confessorem tuum tilectissimum, tantae charitatis in te ardore inflammasti, ut Jesu nomen desideratissimum Filii tui suo vivido corde et ore semper habere meruerit: concede quaesumus, ut ejus meretis et precibus ita in tuo nomine et amore incendamur, ut mente et corde te unice super omnia diligamus et promissa humilibus praemia consequamur. Per Dominum nostrum Jesum Christum…” De la Misa de San Juan Colombino (Acta Sanctorum).
Nos recentes anos houve um renascimento do interesse na Oração do Nome de Jesus. Diferentes grupos, que vão desde os pentecostais até os «Loucos de Jesus», abraçaram esta forma de oração sem nenhum fundamento em sua teologia, e sem a «proteção» que proporciona uma base tradicional e ortodoxa. O autor deste ensaio não tem intenção de apresentar um texto histórico ou erudito; espera todavia proporcionar ao leitor um esquema ou introdução que coloque esta forma de oração em sua perspectiva própria.
Fique claro desde o começo que, em tudo o que diz, seja em forma de afirmação direta, ou sob a forma de citação, o autor está em total submissão ao magistério do ensinamento da Igreja Católica. Suplico — benigno leitor — que o que me propus escrever não levante o juízo e a condenação, mas que seja ao invés uma salvaguarda e um remédio salutar para minha alma.
Não é minha intenção cobrir neste ensaio a Tradição da Oração de Jesus na Igreja Ortodoxa. Para esta o leitor pode referenciar os Relatos de um Peregrino Russo; os Escritos da Philokalia; a Invocação do Nome de Jesus; e Da Oração de Jesus pelo Bispo Ignacio Briantchaninov, todos os quais pode se obter facilmente. O que espero mostrar é que esta forma de oração está profundamente enraizada nas Tradições da Igreja Ocidental e que isso assim foi desde tempo imemorial. Ainda mais, espero mostrar que é uma oração eminentemente proveitosa para o homem contemporâneo e para o tempo presente. Os primeiros treze parágrafos desta introdução tratam deste último ponto. O resto tratará do tema da oração mesma.
Excertos:
*NOME DE JESUS — RESUMO
*SÃO PATRÍCIO — NOME JESUS
*TOMÁS DE AQUINO — NOME JESUS
*THOMAS A KEMPIS — NOMES DE JESUS E MARIA
*HENRI SUSO — NOME DE JESUS
*NOTAS SOBRE A AVE MARIA
*SOBRE O NOME DE JESUS