Robert McLachlan Wilson
Professor de Novo Testamento do St. Mary’s College, University of St. Andrews. Um dos tradutores da Biblioteca de Nag Hammadi. Abaixo apresentamos uma de seus consagrados estudos sobre o Gnosticismo, recomendamos também ver sua tradução dos dois volumes “Gnosis” de Werner Foester.
The Gnostic Problem
O Problema Gnóstico
Resumo de um livro dedicado ao estudo das relações entre judaísmo helenístico e heresia gnóstica
Prefácio
Este estudo restringiu-se deliberadamente ao Gnosticismo do século II, pois é aí que vemos as características do movimento ganharem forma. Afinidades com outros sistemas de pensamento, anteriores e posteriores, foram reconhecidos, e algumas considerações foram tomadas de material copto anterior, mas a preocupação primária deste trabalho é com a relação entre Gnosticismo do século II e o pensamento da Diáspora judaica, especialmente as obra de Philo.
O Judaísmo da Dispersão
Com a queda de Jerusalém em 582 AC, com o cativeiro na Babilônia que se seguiu, marcou-se o final de uma era na história de Israel. Não mais uma nação independente, os judeus estavam agora dispersos cada vez mais, vivendo não somente em sua terra natal, mas também em comunidades de tamanho diferentes espalhadas pelo mundo conhecido. Esta dispersão do povo inevitavelmente exerceu um influência considerável na vida e no pensamento judeus, pois os membros destas comunidades foram postos diariamente em contato com homens de outras fés e cultura estrangeira. A religião judaica ela mesma, como se desenvolveu depois da queda do reino, não é idêntica com a religião do período pré-exílio; enquanto fé viva teve que se adaptar para ir ao encontro das necessidades em mutação dos tempos. E dentro da fé judaica como um todo o Judaísmo da Diáspora é de alguma forma diferente daquele da Palestina, e ainda mais do Judaísmo Rabínico no qual a forma palestina iria se desenvolver posteriormente.
Neste capítulo se estuda o Judaísmo da Diáspora em relação com o meio contemporâneo, a fim de formar alguma estimativa de seu caráter e das características que o distinguem do Judaísmo da Palestina, e também determinar as influências pelas quais foi afetado; em resumo, descobrir até que ponto o Judaísmo da Diáspora foi um desenvolvimento legítimo de seus primórdios no Antigo Testamento, e até que ponto foi modificado por seu contato com um mundo mais amplo. Uma questão adicional é aquela da influência que a Diáspora ela mesma foi capaz de exercer sobre as ideias da cultura contemporânea, e a contribuição que fez ao desenvolvimento do pensamento posterior.
Judaísmo alexandrino e Filon
O Gnosticismo e a Cristandade nos tempos do Novo Testamento
As Seitas Gnósticas Primitivas
Dois Documentos Gnósticos Originais: Apocryphon Joahnnis e Evangelium Veritatis
Judaísmo e Gnosticismo
A Ideia de Deus
A criação e a natureza do mundo
Antropologia
Salvação
O Redentor
Diáspora, Sincretismo e Gnosticismo
Citações
BACKLINKS(info=hits)/BACKLINKS