Profeta em casa (Mt XIII, 54-58; Mc VI, 1-6; Lc IV, 15-24)

LOGIA JESUS — PROFETA EM CASA (Mt XIII, 54-58; Mc VI, 1-6; Lc IV, 15-24)

EVANGELHO DE JESUS:

54 Ele vem à sua pátria, e lhes ensina na sinagoga, de tal maneira que se impressionam. E dizem: «De onde lhe vem esta sabedoria?! E estes poderes! 55 Este não é o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Miriâm? E seus irmãos, Ia‘acob, Iosseph, Shimôn e Iehouda? 56 E suas irmãs, não estão todas conosco? De onde lhe vem então tudo isto?» 57 E tropeçavam diante dele. Iéshoua’ lhes diz: «Um inspirado só não tem glória em sua pátria e em sua casa.» 58 Lá, ele não faz muitos prodígios, por causa da não-adesão deles. (Chouraqui; Mt 13:54-58)

Mc 6:1-6;

15 Ele ensina em suas sinagogas, e todos o glorificam. 16 Ele vem a Nasèrèt, onde cresceu. E entra no dia do shabat na sinagoga, segundo seu costume, e se levanta para ler. 17 O volume do inspirado ‘Iesha‘yahou lhe é dado. Ele abre o volume e encontra o lugar onde está escrito: 18 O sopro de YHWH está em mim; ele me messiou para anunciar a mensagem aos pobres, para proclamar aos cativos: Libertação! aos cegos: Vede! para despedir libertos os oprimidos, 19 e proclamar um ano de acolhimento por YHWH. 20 Tendo fechado o volume, ele o entrega ao ministro e se senta. Na sinagoga, os olhos de todos estão voltados em sua direção. 21 Ele começa a lhes dizer: «Hoje, este escrito cumpriu-se aos vossos ouvidos.» 22 Todos prestam-lhe testemunho e se espantam com as palavras de bem-querer que saem de sua boca. Eles dizem: «Aquele não é o filho de Iosseph?» 23 Ele lhes diz: «Certamente vós me direis este provérbio: “Médico, cura-te a ti mesmo! E tudo o que ouvimos que foi feito em Kephar-Nahoum, faze tu também aqui, em tua terra!”» 24 Ele diz: «Amen, eu vos digo, nenhum inspirado é acolhido em sua terra. (Chouraqui; Lc 4:15-24)

Começando por uma tentativa de legitimar Jesus enquanto o messias prenunciado e esperado, este dito de Jesus só assim se apresenta como dito em suas últimas palavras: nenhum inspirado é acolhido em sua terra”. Como poderia o ser, se a inspiração não vem de sua “terra” e justamente o desprende de sua “terra”.


Tomás de Aquino: CATENA AUREA — Mateus – Marcos – Lucas


Roberto Pla: Evangelho de ToméLogion 31